Livro narra a evolução da escola de base no país

21/07/15

O programa História, da UNIVESP TV, recebe Maria Luiza Marcílio, professora da Universidade de São Paulo, com doutorado na Université de Paris-Sorbonne (1967), para falar do seu livro História da Escola em São Paulo e no Brasil (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Fernand Braudel, 2005), em que procura reconstruir a evolução da escola de base ao longo da história do Brasil.

Marcílio estudou a estrutura escolar como instituição, os métodos e a evolução do ensino na escola pública fundamental. Para isso, ela levantou dados de documentos como listas nominativas de habitantes do Arquivo Público do Estado e registros paroquiais da igreja da Sé, na cidade de São Paulo, entre os anos 1750-1850.

A professora fala também a respeito da educação feminina, que teve início no sistema oficial apenas a partir do século XIX. “Antes disso, não tinha nenhuma forma de educar meninas a não ser em casa, com as mães, [porém] eram ensinadas apenas orações e princípios, e raramente se ensinava o abecedário”. Para os meninos de elite que moravam nas fazendas, os pais contratavam preceptores (pessoas incumbidas de acompanhar e orientar a educação de uma criança ou de um adolescente, mais comumente em internatos).

Assista às duas partes da entrevista e saiba mais sobre a história da escola em São Paulo e no Brasil:

Parte 1

Parte 2