Projeto Integrador de Licenciatura aplica método lúdico com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); atividades melhoraram interação e autoestima
Os discentes de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Eduardo Ramos, Pedro Cruz, Ketlyn Nascimento, Lucas Dugolin, Kelly Cristine de Oliveira, Edna Maria Ferreira e Simoni Abramo, dos polos de Sumaré e Várzea Paulista, desenvolveram um Projeto Integrador (PI) com a proposta de jogos para tornar aulas de exatas mais atraentes. Com o título “Uso da gamificação como metodologia ativa colaborativa no ensino de Matemática e Química para alunos do EJA”, a iniciativa orientada por Daniel Oliveira Sampaio, foi aplicada no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), em Jundiaí.
A proposta foi trabalhada nas aulas de Matemática com a finalidade de facilitar operações de multiplicação e divisão. Uma pesquisa revelou a dificuldade dos estudantes nas operações Matemáticas e em atividades de Química. Participaram da experiência 25 alunos, de quatro turmas de ensino médio. No desenvolvimento, o grupo propôs a utilização de equipamentos digitais e dispositivos móveis, como chromebooks, além da plataforma de ensino gamificada Phet Colorado.
A plataforma digital possui atividades de multiplicação, fatoração e divisão, com três níveis de exercícios. Ao realizar a atividade o jogador recebe uma avaliação com base em seu desempenho. Foram realizadas diversas tarefas com a utilização dos jogos, como simulações da densidade de líquidos, em que os alunos faziam os cálculos por meio do dispositivo.
De acordo com a equipe, a gamificação nas aulas ampliou a interatividade e engajamento dos estudantes. Ao longo da execução foi constatado um aumento da interação, autoestima e autonomia dos envolvidos. Na aprendizagem de Matemática, os participantes avançaram nos processos de resolução e melhoraram o cálculo mental. Nas aulas de Química, os alunos constataram a aplicação dos conceitos matemáticos em situações do cotidiano.
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil