Artigo na revista The Economist e debate na UNIVESP TV trazem estudos e opiniões sobre a meritocracia e o acesso ao ensino superior

30/03/15

Em artigo publicado em janeiro deste ano com o título “Meritocracia hereditária” (tradução livre), a revista The Economist reuniu estudos feitos nos Estados Unidos sobre a meritocracia, ou seja, a ideia de que as conquistas de uma pessoa são proporcionais ao seu esforço. De acordo com os resultados apresentados, o mérito talvez não seja o único responsável pelo sucesso de um indivíduo: jovens de famílias ricas e bem educadas teriam vantagens para ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho.

Vejo no vídeo os principais dados e conclusões do artigo:

O assunto, frequentemente discutido no âmbito do ensino superior, foi tema de debate em programa da UNIVESP TV, que teve como convidados os professores Reginaldo de Moraes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Salvador Sandoval, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

De acordo com Moraes, a sociedade norte-americana se tornou muito mais desigual nos últimos 30 anos, e isso acontece também no campo educacional. “A elite americana compra uma vaga nas universidades, e as universidades competem pelos estudantes que podem pagar as anuidades cheias”, afirma.

Veja o debate abaixo: