Economista comenta sua tese de doutorado em entrevista para a UNIVESP TV

04/04/16

Em entrevista ao programa Fala, Doutor, da UNIVESP TV, Pedro Henrique Evangelista Duarte, professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, comenta sua tese de doutorado, intitulada “Superpopulação relativa, dependência e marginalidade: ensaio sobre o excedente de mão de obra no Brasil”, defendida no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

O economista analisou os índices de  desemprego no Brasil entre  as décadas 1940 e 1950, buscando na sua origem, a influência nos dias atuais. Como embasamento teórico, o economista utilizou teses de Karl Marx e de autores latino-americanos. “O fundamento do estudo foi testar a aplicabilidade da tese de Marx [no] caso da economia brasileira”, comenta Duarte.

O estudo, segundo o pesquisador, partiu da uma perspectiva histórica, entendendo que o desemprego é um problema que faz parte da estrutura econômica brasileira, e que para analisar essa questão,  seria necessário entender essa dinâmica historicamente. ”Como que o excedente de mão de obra (indivíduos que estão desocupados ou trabalhadores autônomos), foi historicamente constituído, e a partir disso, qual foi sua dinâmica ao longo do avanço da economia brasileira”.

Confira a entrevista completa: