Ação foi direcionada aos novos alunos das Licenciaturas; trabalhos foram aplicados em escolas da região

25/09/19

O polo de Socorro da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou na última semana (16/09) um encontro entre os estudantes veteranos de Pedagogia e calouros das Licenciaturas para a apresentação de Projetos Integradores. Os trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro semestre desse ano e aplicados em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal.

Os projetos exibidos abordaram a temática proposta pela universidade, Brincadeiras e Socialização na Educação Infantil. O tema foi escolhido com o objetivo de despertar nas futuras pedagogas, ações que contribuíssem para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo das crianças.

Quatro iniciativas foram apresentadas: “Brincando com música, socializando a primeira infância”; “Jogos de Atenção na Educação Infantil: Socialização e Aprendizagem”; “Escola: espaço para socializar, brincar e aprender” e “Aprendendo brincando – o lúdico na alfabetização”.

De acordo com a orientadora do polo, Vanessa Mazolini, a elaboração do Projeto Integrador é fundamental para o processo de aprendizagem das alunas. “As iniciativas articulam os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso em um contexto prático, onde se propõe uma nova intervenção, por meio do trabalho em equipe”, disse.

A nova aluna Liamar de Faria aprovou o encontro. “Foi muito importante conhecer um pouco mais sobre o sistema educacional de Socorro, encontrar colegas e ter ideia de como é um projeto integrador”, afirmou.

O evento contou com a participação da supervisora de Ensino Fundamental do município, Patrícia Oliani, e da assessora pedagógica Fernanda de Lima, representando a Secretaria Municipal de Educação.