Turma do curso de Pedagogia produziu um jardim ecológico com pneus descartados; iniciativa foi direcionada a estudantes do ensino fundamental do SESI

28/12/18

As alunas do curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Edilene Sutti, Luciana de Oliveira, Luzinete de Brito, Maria Amelia Carrenho, Silvana Pedrosa, Simone Cervantes e Viviane Oliveira, do polo de Campo Limpo Paulista, apresentaram nesse semestre o “Jardim Educativo”, como Projeto Integrador.

A ação foi aplicada a estudantes do 2º e 3º ano do ensino fundamental do Serviço Social da Indústria (SESI) do município e teve como objetivo desenvolver a conscientização sobre a importância do meio ambiente, por meio da criação de um jardim ecológico, feito com pneus descartados. O local escolhido para a implantação do projeto estava em desuso e ainda oferecia perigo aos alunos.

“O projeto foi feito em parceria com o Eixo Integrador do SESI, que realizou um estudo de campo e observou a necessidade de construir algo em um local com risco de queda para os educandos. Decidimos trabalhar, então, a conscientização para um meio ambiente melhor e a construção de um futuro sustentável”, disse a aluna Viviane Oliveira.

Para a elaboração do jardim, foram coletados 23 pneus velhos, em lojas e oficinas de automóveis. As alunas lavaram os pneus e retiraram substâncias ou defeitos que pudessem ser prejudiciais, como farpas de arame, graxa ou sujeiras. Após a pintura, os pneus ficaram prontos para instalação de telas, feltro e esterco para fertilizar a terra.

“A ideia é que os alunos, além de fazer todo o plantio, aprendam mais sobre cada planta ou flor escolhida, sua origem e a importância da preservação”, explicou Viviane. A metodologia aplicada para a execução do projeto incluiu o estudo de partes e funções das plantas, atividades dinâmicas, apresentação de vídeo sobre o girassol e sobre a vida de Van Gogh, preparo da terra, plantio de mudas e distribuição de sementes de girassol.

Os pais dos alunos puderam conhecer o projeto e participar de atividades com seus filhos. “As famílias mostraram habilidade e conhecimento das partes das plantas com os olhos vedados, para fazer a mesma experiência da aula, e o resultado foi surpreendente. Também participaram de pinturas e releituras de Vang Gogh”, concluiu Viviane.