Turma do curso de Pedagogia produziu um jardim ecológico com pneus descartados; iniciativa foi direcionada a estudantes do ensino fundamental do SESI
As alunas do curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Edilene Sutti, Luciana de Oliveira, Luzinete de Brito, Maria Amelia Carrenho, Silvana Pedrosa, Simone Cervantes e Viviane Oliveira, do polo de Campo Limpo Paulista, apresentaram nesse semestre o “Jardim Educativo”, como Projeto Integrador.
A ação foi aplicada a estudantes do 2º e 3º ano do ensino fundamental do Serviço Social da Indústria (SESI) do município e teve como objetivo desenvolver a conscientização sobre a importância do meio ambiente, por meio da criação de um jardim ecológico, feito com pneus descartados. O local escolhido para a implantação do projeto estava em desuso e ainda oferecia perigo aos alunos.
“O projeto foi feito em parceria com o Eixo Integrador do SESI, que realizou um estudo de campo e observou a necessidade de construir algo em um local com risco de queda para os educandos. Decidimos trabalhar, então, a conscientização para um meio ambiente melhor e a construção de um futuro sustentável”, disse a aluna Viviane Oliveira.
Para a elaboração do jardim, foram coletados 23 pneus velhos, em lojas e oficinas de automóveis. As alunas lavaram os pneus e retiraram substâncias ou defeitos que pudessem ser prejudiciais, como farpas de arame, graxa ou sujeiras. Após a pintura, os pneus ficaram prontos para instalação de telas, feltro e esterco para fertilizar a terra.
“A ideia é que os alunos, além de fazer todo o plantio, aprendam mais sobre cada planta ou flor escolhida, sua origem e a importância da preservação”, explicou Viviane. A metodologia aplicada para a execução do projeto incluiu o estudo de partes e funções das plantas, atividades dinâmicas, apresentação de vídeo sobre o girassol e sobre a vida de Van Gogh, preparo da terra, plantio de mudas e distribuição de sementes de girassol.
Os pais dos alunos puderam conhecer o projeto e participar de atividades com seus filhos. “As famílias mostraram habilidade e conhecimento das partes das plantas com os olhos vedados, para fazer a mesma experiência da aula, e o resultado foi surpreendente. Também participaram de pinturas e releituras de Vang Gogh”, concluiu Viviane.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil