Plano de aula criado por estudantes de Pedagogia auxilia no aprendizado de crianças neurodivergentes

13/06/24

As alunas Gerdulina de Oliveira, Maria Luiza Lopes, Priscila Torres e Regina Genelice Amorim, do polo de São Bernardo do Campo, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), elaboraram o Projeto Integrador (PI) “Painel sensorial interativo: explorando a sensibilidade tátil e interação social na Educação Infantil”. A iniciativa, com orientação de Kátia Rocha e Ana Luzia Ispada, visou a construção de um plano de aula inclusivo com foco nas práticas do cotidiano do professor e foi desenvolvida a partir da metodologia do Design Thinking.

Para entender as dificuldades na aprendizagem de crianças neurodivergentes, as estudantes realizaram pesquisas com a coordenação e docentes da Escola Municipal de Educação Infatil (EMEI) Princesa Isabel. Foi criado um painel sensorial contendo diversos objetos com texturas e formatos diferentes, com o objetivo estimular o desenvolvimento tátil e a interação de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A atividade foi aplicada em uma turma composta por 30 crianças entre 04 e 05 anos, incluindo uma com diagnóstico de TEA e outras três em análise. A dinâmica, realizada durante três horas com a presença do professor, começou com a apresentação da programação, essencial para proporcionar segurança às crianças com TEA. Durante a atividade, exploraram texturas e fizeram associações com objetos do cotidiano. A ação divertida e colaborativa, promoveu inclusão, curiosidade e aprendizado por permitir a autonomia das crianças que, ao final, discutiram suas texturas favoritas.

De acordo com o relatório do PI, com a apresentação do painel, o participante pode explorar o meio físico sentindo com as mãos e os pés, a multiplicidade de texturas dispostas, desenvolvendo a sensibilidade tátil, além de socializar, simbolizar e evocar objetos ou fatos ligados a imagem mental de conhecimentos já construídos.