Estudantes do polo Anhembi criam plano de aula para apresentar os avanços tecnológicos da humanidade a alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental
Os alunos Fabiola Oliveira, Kaique Sebastião, Lindomar Santos, Simone Aparecida Oliveira e Vanessa Belato, do Eixo de Licenciatura, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Anhembi, desenvolveram um Projeto Integrador (PI) com uma proposta de plano de aula focado na evolução da tecnologia humana, para alunos do Ensino Fundamental I. O projeto foi aplicado na EMEF Professora Olinda de Fátima Casimiro Soares, em Anhembi, interior de São Paulo. O trabalho com o tema “Os avanços tecnológicos: das cavernas à internet”, recebeu orientação de Marcia Aparecida de Oliveira Freitas.
A iniciativa visou auxiliar crianças no entendimento da construção da tecnologia e os principais progressos que nos levaram até computadores e celulares. A classe em que o projeto foi praticado é proveniente, em sua maioria, de famílias de baixa renda e pais com moderada escolaridade. O grupo propôs uma atividade com o uso de diversos objetos para exemplificar essa evolução, mostrando aos alunos o resultado de cada descoberta tecnológica, da era das pedras até hoje.
A metodologia do projeto incluiu uma abordagem interacionista, desde o uso de tintas para pinturas rupestres até óculos de realidade virtual. O plano resultou em uma sequência didática de cinco aulas, cada uma com duas horas de duração, aproximadamente, e os temas: Arte Rupestre, História da Escrita e do Papel, Caravelas, Máquina de Escrever e Computador. A ação também envolveu leitura e escrita de textos abrangendo os temas propostos. Ao final, o grupo exibiu o vídeo “Os Avanços Tecnológicos: das cavernas à internet”, por meio de óculos de realidade virtual.
As atividades permitiram demonstrar a importância dos avanços tecnológicos na formação da nossa sociedade atual, refletindo seu papel na educação. A iniciativa proporcionou uma visão abrangente, estímulo ao aprendizado e acesso aos conhecimentos construídos social e historicamente.
O vídeo do projeto pode ser conferido aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 422 polos e está presente em 368 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp