Alunos de Pedagogia e Letras desenvolvem iniciativa que propõe integração de imigrantes haitianos em escola de São Paulo

22/08/23


Os alunos de Licenciatura e Letras, do polo Perus, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Thais Silva, Karina Tanajura, Jaqueline de Araujo, Lucineide de Oliveira, Alexi Medeiros, Thaina da Silva, Solange Vitamé e Gabriela do Vale, elaboraram o Projeto Integrador "Acolhimento de Alunos Haitianos pela Comunidade Brasileira no Centro de Integração de Jovens e Adultos Perus". O grupo criou e implementou um plano de aula projetado com base na realidade dos estudantes do local, em sua maioria haitianos. O trabalho, sob orientação de Iraceles Ishii dos Santos, teve como objetivo fomentar a empatia e a conscientização sobre desafios comuns enfrentados por imigrantes haitianos nas escolas brasileiras.

A metodologia freiriana foi utilizada para facilitar uma exploração profunda da experiência do imigrante. A equipe organizou uma variedade de atividades, incluindo o compartilhamento das experiências dos imigrantes ao chegarem ao Brasil, sua jornada de adaptação, os desafios que enfrentaram e os primeiros passos no aprendizado do português para se comunicar efetivamente.

Na tentativa de construir pontes linguísticas e culturais, o projeto estabeleceu um léxico de palavras e frases iniciais encontradas pelos imigrantes, contribuindo assim para uma comunicação e integração eficaz. Ao abordar os desafios de comunicação enfrentados pelos imigrantes haitianos, o trabalho sensibiliza os alunos sobre a importância de uma abordagem empática ao acolher falantes de outras línguas, não apenas para sua sobrevivência, mas também para garantir seus direitos como cidadãos.

A ação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, gravações de áudio, vídeo, e discussões entre educadores e membros da comunidade. A implementação do projeto abrange princípios pedagógicos, aprendizado ativo e um modelo de sala de aula invertida.

O uso do design thinking pelo grupo destacou ainda mais a importância da cooperação e as complexidades do multiculturalismo.  De acordo com a equipe, o PI incentiva o diálogo, a resolução de problemas e a união em meio a lutas compartilhadas. Mostrou ainda um cenário rico para integração das perspectivas haitianas e brasileiras, e levou a uma compreensão mais profunda de questões sociais comuns, como moradia e emprego, transcendendo as fronteiras nacionais.

O trabalho dos alunos da Univesp no CIEJA Perus 1 demonstra como a educação é uma importante ferramenta para estimular a empatia e apreciação cultural. Alunos haitianos, brasileiros e outros imigrantes contribuíram com suas histórias pessoais, levando a diálogos e troca de experiências, e revelou muitos dos obstáculos resultantes de barreiras linguísticas, sociais, culturais e raciais, com a promoção de um ambiente mais inclusivo e colaborativo.

Para mais informações, assista ao vídeo do PI. 


Sobre a Univesp

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