Alunos de Pedagogia, do polo São Paulo- Azul da Cor do Mar, visam a resolução e interpretação correta de problemas matemáticos

13/10/21

“O uso de jogos digitais de raciocínio lógico no letramento matemático” foi o tema desenvolvido no Projeto Integrador (PI) dos estudantes de Pedagogia, Ana Carolina dos Santos, Danieli Navarro, Dianna Priscilla Lourenço, Edilene Galvão, Erika Damasceno, Leila Simião e Marceline Lopes, do polo São Paulo- Azul da Cor do Mar, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O grupo teve orientação de Gilson Rodrigues e trabalhou a temática após identificar em pesquisa, que discentes do primeiro ano do ensino médio apresentam um déficit de interpretação e raciocínio lógico de enunciados matemáticos. “Os alunos chegam ao ensino médio sem dominar alguns conteúdos do ensino fundamental. Com dificuldade em interpretar o que o enunciado pede, dificilmente conseguem aplicar o raciocínio lógico de forma correta”, relata a equipe no relatório final do PI .

Os educandos ainda explicam no vídeo do Projeto Integrador, que uma abordagem pedagógica mais adequada é imprescindível para a desconstrução do medo que a Matemática causa nos estudantes. “A escolha de jogos digitais de raciocínio lógico foi vista como algo mais interessante do que apenas apresentar o conteúdo em uma lousa cheia de contas. Eles desenvolvem habilidades que auxiliam na leitura, compreensão, análise, identificação e criatividade”.

Os recursos sugeridos pelo grupo para auxiliar os professores no ensino da disciplina consistem em dois planos de aula, com duração de 50 minutos cada e aplicação dos jogos digitais “Fique em Casa” e “2048”. “O mundo digital está muito presente na realidade dos alunos, a escola precisa estar integrada nesse cenário”, afirmam no vídeo.

A iniciativa foi executada em duas turmas de ensino médio. Por estarmos em pandemia, apenas um integrante da equipe foi autorizado a estar presente na instituição de ensino, os demais participaram via Google Meet. De acordo com discentes da Univesp, a ação foi um sucesso. “Os alunos interagiram e se divertiram. O clima era de alegria e todos ficaram concentrados, focados nas atividades aplicadas com os jogos”, concluíram.

Ainda segundo os futuros pedagogos, saber raciocinar, interpretar e argumentar matematicamente vai além das paredes da sala de aula, tendo importância para o desenvolvimento, evolução e compreensão de cada um como indivíduo nos estudos, futuro profissional e vida em sociedade.