Confira entrevista do sociólogo José de Souza Martins à UNIVESP TV
O programa História, da UNIVESP TV, conversa nesta edição com o sociólogo José de Souza Martins sobre a história de São Paulo durante a Primeira República, entre o fim do século XIX e início do XX. Professor emérito da Universidade de São Paulo, ele também é membro titular do Conselho de Curadores da UNIVESP.
Martins falou sobre Antônio da Silva Prado, primeiro prefeito da cidade, que, segundo com dele, teve grande importância na abolição da escravidão: “A princesa Isabel assinou o papel, assinou a lei. Mas foi ele que negociou a viabilidade do trabalho livre e do fim da escravidão”, comenta.
De acordo com o professor, Prado revolucionou São Paulo, desconstruindo a cidade de taipa, característico da era colonial, e partindo para construção de edifícios modernos, como o do Teatro Municipal.
Sobre o estado de São Paulo, Martins fala sobre a economia enriquecida pela produção e comercialização de café: “O café era um ouro que se colhia em árvores”, diz. E destacou ainda a participação dos imigrantes que vieram para trabalhar nas cafeiculturas de São Paulo após a abolição dos escravos. “O fazendeiro vai perder os escravos, mas vai ganhar o substituto do escravo, que é o colono”, comenta Martins.
Confira mais sobre os habitantes, a imigração e o desenvolvimento urbano e econômico de São Paulo na Primeira República:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos