Especialistas abordaram as tecnologias interativas

23/11/17


"A formação dos professores a distância e os novos desafios na cultura digital" foi um dos temas abordados no seminário do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo - IEA - realizado nesta quarta-feira (22). A palestra foi ministrada pela Professora Maria Alice Carraturi, presidente da UNIVESP.

O seminário Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em Que Pé Estamos? teve como objetivo abordar as dificuldades de utilizar as tecnologias educacionais interativas nas escolas, os desafios da EAD e de como a modalidade pode ser uma aliada na formação de professores.

Durante o evento, especialistas também discutiram o design instrucional, a educação híbrida e o papel das mídias digitais na educação. "A educação a distância tem se mostrado uma forte aliada na formação de professores e temos várias experiências de sucesso no Estado de São Paulo. Como exemplos, temos a Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente), da Secretaria Estadual da Educação; a formação pedagógica dos professores do Centro Paula Souza e a própria UNIVESP", ressaltou Maria Alice.

Este foi o terceiro encontro de uma série de cinco, prevista para acontecer até janeiro sobre problemas da educação básica brasileira – que compreende educação infantil, ensino fundamental, ensino médio geral, ensino médio técnico e a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os próximos seminários serão sobre: experiências inovadoras e documentos reguladores (planos, currículos, base nacional comum).

O ciclo é promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, e visa a promover reflexões e fundamentar ações para o enfrentamento de problemas estruturais da educação básica pública brasileira.