Com a ação, alunos do polo visaram aumentar o estoque do Hemocentro do município

20/03/20


Os alunos do polo de Marília, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Marcelo Henrique Candiotta e Soraya Kimura Silva, do curso de Pedagogia, e Rafaele Camila de Sá, de Engenharia de Produção, apresentaram o projeto “Doe Sangue Você Também” para o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. 

A iniciativa foi idealizada para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e alertar sobre a necessidade de abastecer o banco de sangue do Hemocentro da cidade. 

A proposta contou com a participação de estudantes novos e veteranos do polo, que se uniram para realizar um pedágio educativo no semáforo ao lado da unidade de ensino. “Usamos uma faixa para incentivar a doação e distribuímos folhetos explicativos de como doar sangue para salvar vidas”, disse a orientadora do polo, Maria José Porte Peres. 

Discentes do polo também se disponibilizaram para doar sangue e se cadastraram no banco de medula óssea. A doação de sangue no Hemocentro de Marília pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 07h às 13h. Mais informações (14) 3402-1850 ou [email protected] .

Sobre o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020

O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 é resultado de uma parceria entre a Univesp e a Fundação Educar DPaschoal.

Criada em 2012 como Fundação, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo — Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Voltada exclusivamente para a Educação a Distância, a Univesp conta com mais de 35 mil alunos distribuídos em mais de 300 polos, isto é, tem grande impacto social, alcançando todas as regiões do estado.

Nesse contexto, as ações de incentivo ao trote solidário, expressas pelo programa Trote Cidadão Paulista, visam não só ao cumprimento da função social da universidade pública — representada aqui por atividades de extensão junto às comunidades locais — mas também à formação crítica e cidadã dos milhares de alunos Univesp.

A Fundação Educar DPaschoal, por sua vez, acredita que estimular o comportamento empreendedor e o protagonismo social entre jovens universitários contribui para a formação de cidadãos mais engajados e profissionais mais conscientes de seu papel social. Por isso, realizou durante 15 anos o Prêmio Trote da Cidadania, acumulando grande expertise no assunto. Em 2019, atendendo ao convite da Univesp, a Fundação contribuiu para a formulação do programa Trote Cidadão Paulista, voltado exclusivamente para alunos da Univesp, os quais poderão concorrer a este Prêmio.

Premiação

Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um Workshop sobre Inovação Social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo. Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no Workshop também é por conta da organização do evento.

Cronograma do Programa 

Inscrições: 04/12/19 a 10/01/20, por meio de formulário disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Realização do curso teórico e envio do Projeto: os inscritos no programa terão até 01/03/2020 para concluírem o curso teórico e enviarem o Projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.

Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31/03/20 para o envio do Relatório. Realizado no prazo estipulado, este envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão desta fase.

Avaliação dos trabalhos: no mês de abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal vai analisar os relatórios recebidos e selecionar os três premiados.

Divulgação dos vencedores: no mês de maio de 2020, serão divulgados os vencedores do Prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.

Saiba mais sobre o Prêmio: apps.univesp.br/trote-cidadao-paulista