Iniciativa é exclusiva aos alunos ingressantes em 2014 e 2015; a partir da entrega de um trabalho único é possível eliminar dependências e adaptações de projetos anteriores

11/06/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o Projeto Integrador de Inverno. A iniciativa é destinada aos alunos das Licenciaturas e Engenharias ingressantes nos anos de 2014 e 2015. A ação oferece a oportunidade para que os estudantes eliminem dependências e adaptações de disciplinas de projetos integradores anteriores. As inscrições podem ser realizadas no Portal do Aluno e vão até o dia 17 de junho.

De acordo com a diretora acadêmica, professora Simone Telles, essa é uma chance única para a equalização de pendências. “Os alunos entregarão projetos individuais com temas próprios para cada disciplina. Vamos disponibilizar vídeos e conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que explicam as etapas da atividade. Todos os projetos serão acompanhados por mediadores. A aprovação da disciplina resultará na revogação da reprovação de todas as disciplinas pendentes”, ressalta.

Os trabalhos de Engenharia de Computação serão voltados ao tema “Cultura Maker e suas Possibilidades no Contexto da Indústria 4.0”, já os de Engenharia de Produção, abordarão “Logística Reversa focada no Consumidor Final”. As entregas seguirão cronograma sugerido pela Diretoria Acadêmica. Entre as etapas estão: aproximação à temática, pesquisa de dados sobre o tema e definição do problema a ser estudado, desenvolvimento de pesquisa, formulação da proposta ou protótipo inicial, análise crítica e validação do público alvo, desenvolvimento de estudos e pesquisas, formulação do protótipo final e entrega do relatório científico com detalhamento da proposta ou projeto de intervenção.

Os projetos das Licenciaturas propõem soluções de problemas no ensino, considerando um contexto educacional local específico. Os estudantes poderão aplicar práticas pedagógicas aprendidas durante a sua formação e realizar transposições didáticas. Os discentes realizarão uma “Sequência Didática”, um conjunto de atividades, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm princípio e fim conhecidos pelos professores e alunos. As sequências seguem as características: planejamento de diversas aulas de 50 minutos cada, uso de estratégicas didáticas distintas e de recursos didáticos originais. O cronograma da atividade também estará disponível no AVA.