Iniciativa tem como objetivo formalizar a Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES); ação viabilizará a troca de experiências e propostas pedagógicas entre as parceiras

31/08/23

Na tarde desta quinta-feira (31/08), o presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, assinou termo de cooperação com diversas instituições de ensino superior, que prevê a troca de experiências, aprofundamento das relações institucionais e a realização de atividades de natureza acadêmico-educacional, técnico-científica, tecnológica e cultural. O evento ocorreu no campus da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), na cidade de Santo André.

Além da Univesp e UFABC, fazem parte do acordo o Centro Paula Souza (CPS), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre as medidas adotadas pela parceria, está a atuação junto a agências de fomento, ministérios, outros setores governamentais e do poder público, além da colaboração com outras organizações, instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, dedicadas ao ensino e à ciência, tecnologia e inovação.

A iniciativa prevê ainda a promoção e coorganização de eventos científicos, o intercâmbio de docentes e de informações técnicas, acadêmicas e institucionais, o compartilhamento de disciplina e práticas desenvolvidas em espaços de formação docente, e encontros periódicos entre os dirigentes das instituições.

De acordo com Marcos Borges, a troca de experiências com as universidades é fundamental para aprimorar as metodologias de ensino. “Vamos dialogar, criar ações conjuntas voltadas à universalização do ensino superior e levar em consideração às demandas da população. Temos que pensar que o mundo mudou e precisamos trazer novas tecnologias, que tornem o método de ensino mais atrativo. Dessa forma, podemos contribuir para a promoção da ciência, tecnologia e do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo”, concluiu.

Também estiveram presentes na assinatura a diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, a pró-reitora de graduação da Unesp, professora Célia Maria Giachetti, o coordenador de Ensino Superior do CPS, professor Rafael Alves, a reitora em exercício da UFSCAR, professora Maria de Jesus dos Reis, o reitor da Universidade Federal do ABC, professor Dácio Matheus, a reitora da Unifesp, professora Raiane Patrícia Severino Assumpção, o pró-reitor da Graduação da Unicamp, professor Ivan Toro, e o pró-reitor de Ensino do IFSP, professor Carlos Eduardo Pinto Procópio.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.