Evento foi transmitido pela Univesp TV e canal oficial da Universidade no YouTube; cerimônia contou com a presença virtual de quase mil alunos, de 51 cidades da região metropolitana de SP, interior e litoral do Estado

07/10/21


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Centro Paula Souza realizaram nesta quinta-feira (07/10), às 19h, a Colação de Grau da Primeira Turma do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado em parceria com Centro Paula Souza (CPS). Para a solenidade virtual foram convocados 972 alunos, de 51 municípios do Estado (região metropolitana de SP, interior e litoral), os quais receberão o diploma do CPS de Tecnólogo em Gestão Pública. O evento foi conduzido, ao vivo, pela mestre de cerimônia Chris Maksoud, com tradução em Libras, e transmitido na Univesp TV e canal oficial da Universidade no YouTube (que conta com mais de 1 milhão de inscritos).   

Participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a superintendente do CPS, professora Laura Laganá, e o diretor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Josué Souza de Gois. 

A cerimônia foi aberta pelo diretor Josué Souza de Gois. Logo após, a superintendente do CPS, Laura Laganá, deixou sua mensagem. “É uma alegria estar aqui hoje, neste dia de festa. Hoje, concluímos nossa missão, certificando 972 alunos que, ao longo do curso, desenvolveram competências na gestão de projetos e de políticas para estabelecer novas práticas na administração pública. Tenho certeza que os estudantes formados hoje são profissionais capacitados. Parabéns a todos”, disse.  

O juramento do curso foi realizado por Gabriela Baesso de Souza, do polo de Mogi das Cruzes, seguido pelo discurso da professora homenageada da noite, Simone Cardoso Brito. “Até ontem, vocês eram estudantes, hoje são gestores públicos. Desejo que possam contribuir para transformações sociais nos seus municípios, no Estado de São Paulo e no Brasil. A sociedade precisa de gestores públicos que façam a diferença sendo pró-ativos, criativos e éticos. Sejam felizes e muito obrigada pela escolha”, ressaltou.  

O presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, também deixou seu recado inspirador, citando frases do empreendedor britânico Richard Branson e do empresário americano Steve Jobs. “Agradeço aos alunos que acreditaram nesse curso e no resultado que ele trará. Espero que vocês sejam gestores públicos que encontrem oportunidades e conectem soluções. Desejo muito sucesso a todos”.  

A secretária Patricia Ellen participou ao vivo da cerimônia e, emocionada, homenageou os graduandos. “Vocês, hoje, nos trazem esperança e provam que é possível termos um ensino de qualidade, a distância, inclusivo e diverso. Nesse momento de tantos desafios no país, vocês trabalharam, pagaram contas, cuidaram da família e ainda encontraram tempo e resiliência para saírem da pandemia com um diploma. Parabéns pela força e pelo exemplo que estão dando para todo o Brasil”, afirmou.  

Sobre o Curso  

Com duração de três anos, o curso foi iniciado em 2018. O profissional é formado para planejar, implementar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional. Prepara também para aplicação de metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios de administração pública, legislação, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional e para avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação. No processo seletivo para o primeiro semestre de 2018, aplicado pela Univesp, foram oferecidas 2.550 vagas. 

Atribuições das instituições parceiras  

A Univesp foi responsável por oferecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades, disponibilizar tutores e apoiadores dos polos, sistema de gestão acadêmico e suporte, além da realização do vestibular. Coube ao Centro Paula Souza a indicação do coordenador do curso e docentes responsáveis pela organização do conteúdo programático e pelo acompanhamento das disciplinas, além da escolha dos supervisores regionais de polos, responsáveis pela análise dos procedimentos administrativos e acadêmicos. O CPS também é responsável pela diplomação dos estudantes. Ambas as instituições colaboraram para o desenvolvimento das práticas pedagógicas comuns e material instrucional.