Diretora acadêmica da instituição participou do Ahead by Bett, iniciativa que ocorre durante a Bett Brasil 2023

11/05/23


A diretora acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Simone Telles, fez palestra nesta quinta-feira (11/05), no Painel “Educação Híbrida e Hibridização da Educação Superior e Profissional”, no Ahead by Bett, evento que acontece durante a Bett Brasil, maior feira de tecnologia e educação da América Latina, na Expo Transamérica, na capital paulista. Com o propósito de fomentar o diálogo sobre a etapa final da educação e o preparo do estudante para o ingresso no mercado de trabalho, a iniciativa contou ainda com apresentações de outros profissionais, entre eles, Romero Tori, da Universidade de São Paulo (USP), e João Mattar, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). 

Durante sua palestra, Telles destacou a importância da tecnologia para as mudanças cotidianas. “O futuro não é uma opção. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, altera relações sociais, hábitos de consumo e forma de aprender. Temos que considerar como as inovações refletem no  conhecimento”, disse. 

De acordo com a diretora, é importante o diálogo consistente sobre metodologias de ensino e práticas que tornam a educação híbrida uma grande oportunidade para a população. “Desenvolvemos com os nossos estudantes, habilidades e competências, que os deixam mais próximos do mercado de trabalho, uma delas é o Projeto Integrador. Os alunos buscam em grupo, soluções para temas propostos durante o semestre”, ressaltou. 

Além de mencionar os principais números e ações da Univesp, Telles também falou sobre a inteligência artificial como ferramenta no auxílio da aprendizagem. “Hoje temos um ponto fascinante e controverso, o uso do ChatGPT, que nos desafia a repensar o ensino, pois o modelo de aprendizagem mudou. Por meio da pesquisa e da experimentação de novas práticas, devemos utilizar todo o potencial da tecnologia para inovarmos com qualidade”, completou. 
 

Sobre Ahead by Bett  

Evento direcionado à Educação Superior e Profissional, acontece durante a Bett Brasil 2023. A área de exposição do Ahead by Bett deve receber mais de 20 marcas nacionais e internacionais, com produtos, soluções e serviços dedicados a esse público. Entre os expositores, estão Grupo Educacional Faveni; Univesp, Canvas by Instructure; Adsecurity; Fundação Vanzolini; Revista Ensino Superior; MUST University, Senai e FIA Business School, entre outras. Outro destaque do novo evento é o Auditório Ahead, com cerca de 16 painéis de debate com a participação de mais de 40 palestrantes. A agenda de conteúdo aborda as cinco temáticas principais: hibridismo, empregabilidade, inovação (nos novos modelos de ensino), curricularização da extensão e formação inicial de educadores.

 

Sobre a Bett Brasil 

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. Em 2023, com um público estimado de 35 mil pessoas, a feira reúne de 09 a 12 de maio, na capital paulista, profissionais que dialogam sobre o futuro da Educação e do Trabalho no país, por meio de pautas atuais como os rumos do Novo Ensino Médio, o uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT em sala de aula, a educação midiática, o combate às fake news, a gamificação como recurso de aprendizagem, entre outras temáticas do ecossistema educacional. 

Ao todo, a Bett Brasil conta com nove auditórios simultâneos, divididos pelas áreas: Congresso Bett Brasil (Currículo, Tecnologia, Avaliação, Desenvolvimento de Educadores, Aprendizagem e Diversidade); Ahead by Bett (Empregabilidade, Hibridismo, Inovação, Formação Inicial e Curricularização da Extensão); e Fórum de Gestores. 
Saiba mais em: https://brasil.bettshow.com

 

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do vestibular 2023.

Foto: Marcelo Meratti