Formandos dos cursos de Biologia, Física, Matemática e Química ingressaram em 2014, no primeiro vestibular da universidade

03/12/18


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realizou nesta sexta-feira, (30/11), a segunda solenidade de Colação de Grau dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química. Os 60 formandos, de 25 polos do Estado, concluíram as atividades no primeiro semestre de 2018. Em outubro, a instituição organizou a primeira colação com 128 estudantes. O evento teve as participações de representantes da Univesp, entre eles da diretora acadêmica Patrícia Laczynski de Souza, da coordenadora das Licenciaturas, Mônica Garbin, da coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia e paraninfa na solenidade, professora Suzana Ursi, do coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Gil Marques e do coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e homenageado, professor Claudio Possani.

Em seu discurso, a professora Suzana ressaltou a importância da licenciatura e parabenizou os formandos. “Hoje, vocês se tornam companheiros de profissão. Espero que exerçam essa grande função com liberdade e sabedoria. O futuro está na mão de todos. Parabéns meus queridos alunos”, completou.

 Durante suas palavras, o docente Possani explicou a importância da graduação em uma universidade pública estadual paulista. “Vocês serão reconhecidos como professores referências. Demonstrem sempre aos seus alunos, que gostam das matérias. Os ensine com entusiasmo. É muito bom ser professor, aprendemos constantemente e nos reinventamos. Estamos em contato direto com diversas pessoas que estão em processo da construção de seus sonhos. Sou extremamente grato. Muito Obrigado”, disse em tom emocionado.

A aluna escolhida como oradora, Bruna Santos Duarte Alencar Silva, do curso de Biologia do Polo de Jales, avaliou os desafios e as conquistas durante a sua trajetória acadêmica. “Sou  mãe de quatro filhos, iniciei a universidade aos 31, com mais de 100 quilos e desacreditada. Após longos 14 anos sem estudar e com sentimento de fracasso, fui abraçada e amparada. A cada semana na entrega dos portfólios surgiam dúvidas, e lá estavam os colegas, a mediadora ou técnico do polo sempre ajudando. Hoje, aos 35 e com 64 kg, estou cheia de expectativas para o futuro. Agradeço a Deus pela oportunidade singular de fazer parte da família Univesp. Os conteúdos que utilizo na minha vida profissional eu aprendi nessa instituição”, completou.

De acordo com a presidente da Univesp, Fernanda Gouveia, após a consolidação do vestibular em 2014, aproximadamente mil alunos deram continuidade às licenciaturas. “Os 188, das solenidades de 2018, são os primeiros de um universo de 910 estudantes, que deverão colar grau em até dois anos, prazo final para as entregas de atividades e relatórios de estágio”, completa.

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem e possui o apoio de polos presenciais, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os licenciados em Biologia, Física e Química recebem sólidas instruções técnicas, práticas e metodológicas, fundamentadas nos conhecimentos específicos das áreas, no entendimento pedagógico e na vivência de experiências relativas ao ensino, qualidades imprescindíveis a um educador. A licenciatura em Matemática forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nos cursos técnicos, além de produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades.