Cerimônia reuniu alunos das licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, e das Engenharias de Produção e Computação

14/12/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quarta-feira (14/12), a colação de grau on-line de turmas de Biologia, Matemática e Pedagogia, Engenharias de Produção e de Computação. Na solenidade virtual, foram convocados 580 alunos, de 219 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação do jornalista Everton Lucas e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da universidade, professor Rodolfo Azevedo. Logo após, o juramento dos cursos de Engenharias foi feito pelo formando Leandro Gabriel, e de Licenciaturas por Mireia de Oliveira Santos. Para receber as homenagens de Licenciaturas, foi escolhida a professora Vivian Batista da Silva. "É uma alegria estar aqui, as honras não são só minhas, mas também de todos os professores da Univesp, que têm esse trabalho tão bonito de formar novos alunos e profissionais para uma sociedade mais justa e boa de viver. Parabéns e sucesso a todos", disse.

O professor Marco Antônio Simplício representou as Engenharias. "Sempre é um prazer participar desse momento de vitória dos estudantes, depois de tanto esforço para chegarem até aqui. Vou passar uma última lição de casa, vocês acreditaram na educação, convençam mais pessoas a crer na importância da educação para o nosso Brasil. Aproveitem todas as oportunidades que surgirem, talento vocês têm", ressaltou.

A diretora acadêmica da instituição, professora Simone Telles, esteve presente na transmissão e deixou seu recado. "Vocês trazem até aqui uma bagagem gigante de conhecimentos acadêmicos e práticos. O mercado de trabalho tem inúmeros desafios e tenho certeza que também vão vencer. Continuem compartilhando o que aprenderam e que vocês tenham a oportunidade de fazer diferença na sociedade. Um grande abraço a todos que participaram dessa grande família, chamada Univesp", afirmou.

Depois da outorga de grau, o presidente da instituição também proferiu palavras aos concluintes. "A formatura é mais um ciclo de nossas vidas. Esse também foi um ano de mais um ciclo para a Univesp, que completou 10 anos. A cada momento desse, de renovação, é importante olhar sempre para frente. Desejo sucesso a todos e comemorem muito com seus familiares e amigos que apoiaram vocês nessa jornada. Parabéns", falou Azevedo.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciaturas
As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Engenharias
Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp são gratuitos e têm duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.