Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, UNIVESP TV traz programação especial no dia 20 de novembro (quarta-feira)

18/11/13

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a UNIVESP TV traz no dia 20 de novembro (quarta-feira) programação especial voltada ao tema. Os programas abordam a maneira como os africanos são retratados pela História da civilização, o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas no país, a educação quilombola e entrevistas sobre livros que tratam do assunto.

Veja abaixo alguns vídeos que serão transmitidos:

A História, o Africano e o Afro brasileiro

O programa, da disciplina Conteúdos e Didática da História do Curso de Pedagogia UNIVESP/Unesp, discute de que maneira os africanos são retratados pela História da civilização. Concomitantemente, mostra como a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, tem contribuído para o deslocamento da perspectiva histórica africana, tradicionalmente centrada na Europa.

Educação Quilombola

Programa complementar da disciplina Conteúdo e Didática da História, do Curso de Pedagogia UNIVESP/Unesp, traz entrevista com a pesquisadora Luanda Rejane Soares Sito, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre a educação quilombola.

Livro: Política e escravidão no Império do Brasil 1826, de Tamis Parron

O historiador Tamis Parron conta ao jornalista Ederson Granetto como fez a pesquisa que resultou no livro, que lhe rendeu o prêmio Jabuti na categoria de Ciências Humanas em 2012. Tamis investigou documentos públicos e os anais do Senado e da Câmara da época para saber quem ajudou a reabrir o contrabando de escravos depois que a legislação proibiu seu tráfico transatlântico. Ele identifica políticos aliados a proprietários de fazendas que contribuíram para escravizar ilegalmente várias dezenas de milhares de homens e mulheres.

Livro: Você conhece Aquela?, de Dagoberto Fonseca

O programa Livros recebe o pesquisador Dagoberto José Fonseca, estudioso da desigualdade racial, para falar sobre o lançamento do livro Você conhece aquela? A Piada, o riso e o racismo à brasileira, lançado pela editora Selo Negro. Ele explica para o jornalista Rodrigo Simon como os brasileiros fazem piadas sobre a condição racial, mantendo e alimentando o preconceito.

História do Brasil – Abolição

Sidney Chalhoub historiador e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Nesta entrevista, ele fala sobre a escravidão no Brasil, na segunda metade do século XIX. Sidney explica, com ricos exemplos, como era a vida dos escravos africanos no Brasil. Fala que algumas décadas antes da abolição da escravatura, em 1888, quase metade da população africana no país já estava livre ou liberta. Libertos eram ex-escravos que tinham conseguido sua carta de alforria. Livres eram os filhos de escravas (ventre) libertas.Sidney fala também sobre a situação em que estava essa massa de cidadãos após a liberdade, com poucos, ou nenhum, direito político, pouca renda, etc…Sidney também entra na questão da educação dos escravos e libertos e mostra que não havia interesse do Brasil em alfabetizar essas pessoas.

História da África e Cultura Afro Brasileira

1º Bloco — História da África / Marina de Mello e Souza

Ederson Granetto entrevista a historiadora Marina de Mello e Souza, do departamento de História da Universidade de São Paulo, sobre a inclusão no currículo das escolas brasileiras do ensino da cultura e da história Afro-brasileira. Em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi alterada para determinar essa inclusão, privilegiando a História da África e dos africanos, a vida dos negros no Brasil, a Cultura Negra Brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

2º Bloco — Cultura Afro-Brasileira / Rachel Rua Bakke.

Ederson Granetto entrevista a antropóloga Rachel Rua Bakke sobre o ensino da cultura Afro-Brasileira nas escolas e sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores ao tratar do tema.