Saiba mais sobre essa estrela de pequenas dimensões e confira os fenômenos astronômicos que podem ser observados até 09 de agosto

05/08/15


O astrofísico Gustavo Rojas apresenta semanalmente, no programa Céu da Semana, da UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

No vídeo desta semana, Rojas fala sobre a descoberta das estrelas anãs brancas pelo matemático e astrônomo alemão Friedrich Wilhelm Bessel, no século XIX. Esse tipo de estrela apresenta pequenas dimensões, mas com uma densidade gigantesca: enquanto sua massa é comparável a do Sol, seu tamanho é apenas ligeiramente maior que o da Terra.

Os estudos sobre as anãs brancas tiveram início em 1850, com a descoberta da estrela Sirius B. A existência desse tipo de estrela não conseguia ser explicada pelos modelos existentes de estrutura estelar, pois parecia impossível existir matéria tão densa assim. O enigma permaneceu por vários anos, até que avanços da mecânica quântica dessem nova luz para os astrofísicos.

Esta é a última semana do ano em que poderemos ver os planetas Vênus e Júpiter, ao entardecer. O par pode ser observado a oeste, até as 19h00, na constelação de Leão. Saturno também está visível no começo da noite, no alto do céu, na constelação de Libra, e pode ser observado até a 01h30.

Assista ao vídeo, saiba mais sobre as estrelas anãs brancas e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados no céu até 09 de agosto: