Questionário preenchido no ato da inscrição também revela dados do perfil socioeconômico dos inscritos; a prova ocorreu no último domingo (18/05)

21/05/25


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou no último domingo (18/05), o maior processo seletivo já feito pela instituição em extensão territorial. Foram oferecidas 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral), para três eixos básicos de ingresso: Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), Computação (Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação) e Negócios e Produção (Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais). O Vestibular registrou 76.428 inscrições efetivadas. Do total de inscritos, 89,8% afirmam ter cursado os estudos em escolas gratuitas (71,6% - em escolas da rede pública de Ensino, 7,1 % - em Etecs, 9,5% - em outras instituições gratuitas, e 1,6 % no SENAI e SESI). O perfil dos candidatos foi traçado segundo pesquisa respondida no ato da inscrição. Além das vagas do processo seletivo, a instituição ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em 21 de julho de 2025. 

De acordo com o levantamento, o eixo mais procurado foi o de Licenciatura, com 28.697 inscritos, seguido da área de Negócios e Produção, que recebeu 24.023 inscrições e de Computação, com 23.708 efetivações. Segundo a pesquisa, 76% têm mais de 26 anos e 59% são mulheres, 36,8% nunca iniciaram um curso de graduação, 80,5% prestaram o processo seletivo da Univesp pela primeira vez e 80% não pretendem tentar outro vestibular neste ano. Foram declarados 51,5% brancos, 26% pardos, 12,7% pretos, 1,4% amarelos e 0,3% indígenas. A maioria exerce atividade profissional remunerada regularmente (64,8%) e 38,7% dos candidatos são responsáveis pelo sustento da família. 

Segundo o documento, 51,1% dos entrevistados moram no interior do Estado de São Paulo, seguido da capital (24%), da Região Metropolitana (17,5%), do litoral (6,5%) e de outros estados (1%). Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, os números mostram a importância do alcance do ensino superior gratuito a distância. “A instituição reforça seu papel na inclusão social. Nosso vestibular é a oportunidade que muitas pessoas encontram para cursar uma universidade. A educação é o principal passo no processo de transformação de uma sociedade. Já estamos em 382 municípios do Estado de São Paulo, mas nossa meta é alcançar ainda mais cidades, somar esforços com as prefeituras para implantação de novos polos e levar graduação pública a distância de qualidade para todos os tipos de público”, ressalta.   

O relatório ainda aponta que, do total de concorrentes, 31,4% conheceram a instituição por intermédio de estudante ou ex-aluno, 36,2%, por meio das mídias sociais e 99,5% acessam a internet de casa.  A renda familiar de 55 % dos concorrentes é entre 1 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares também foi levantado: 9,3% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 13,6% das mães têm formação superior.  

O gabarito oficial da prova será divulgado em 19/05, a lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada dia 24 de junho, no site vestibular.univesp.br. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 25/06 e 30/06/25. O período letivo inicia em 21 de julho de 2025.  

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Atualmente, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 municípios do Estado, 58% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista.