Iniciativa voltada a professores do ensino fundamental visa a prevenção de doenças

16/11/20

O Projeto Integrador (PI) dos alunos de Licenciatura, Adneuza Canella, Benedito Junior, Julia Helena dos Santos, Mônica dos Santos, Patricia de Souza, Raianny Rodrigues e Thaila Santos, do polo de Paraibuna, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) trabalhou no último semestre o tema “Cuidados da Higiene no Âmbito Escolar”. A proposta foi idealizada com o intuito de responder à questão apresentada no relatório final do grupo: “De que forma a escola pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimento de higiene básica e prevenção de doenças levando em conta, principalmente, o contexto pedagógico?”.

De acordo com o documento, o assunto tornou-se pertinente devido às endemias e falta de saneamento básico em regiões do país, além da motivação maior de oferecer cuidados essenciais para o bem-estar e saúde das crianças. A atual pandemia de coronavírus também mostra a importância de elaborar ações de precaução nas instituições de ensino.

O estudo teve como público-alvo para pesquisa os professores do Ensino Fundamental I- anos iniciais. A equipe criou um formulário on-line e enviou a discentes de diversas regiões do Brasil, avaliado por um médico clínico geral para garantir que as perguntas relacionadas a saúde e doenças fossem adequadas. Com os dados em mãos, os alunos desenvolveram atividades para a EMEF Irmã Irene Alves Lopes- Irmã Zoé, próxima ao polo da Univesp no município, e local onde a integrante da equipe, Adneuza Canella, atua como educadora.

As tarefas foram estruturadas com base em autores da área de saúde e educação, como o médico e co-fundador da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Antônio Ferreira de Almeida Júnior, e a doutorada em Educação e professora livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha. A teoria Construtivista, disseminada porJean Piaget eVygotsky, ainda contribuiu para a pesquisa bibliográfica.

Segundo o relatório, por meio da ludicidade e da criatividade, o professor pode trabalhar com atividades de escrita e pintura, jogos educativos, teatro de fantoche, música educativas e brincadeiras. “O discente pode introduzir dentro da sala de aula, um álcool em gel personalizado ou um rolo de papel higiênico decorativo. Toda forma de incentivo e ilustração será válido para a reforçar os hábitos na rotina escolar”, afirma o texto.

Os estudantes escreveram a música “Onda da Higiene”, elaboraram cartazes educativos e atividades recreativas relacionadas ao tema, como “Ligue os Pontos”, labirinto, cruzadinha, caça-palavras e jogo da memória. Mesmo com os exercícios propostos, o relatório reforça que o trabalho não minimiza as boas práticas de higiene aprendidas no seio familiar e de projetos e ações dos órgãos competentes do campo da saúde.