Especialista fala da carência de iniciativas para o ensino no ambiente escolar

01/12/14


O dia 1° de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids. A doença, que afeta o sistema imunológico humano, é causada pelo HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana) e pode ser transmitida sexualmente. Por isso, a informação e a prevenção auxiliam a vida sexual de forma segura, principalmente na adolescência.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de jovens infectados com o HIV no Brasil aumentou em mais de 50% no últimos seis anos.

O doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Rennes Ribeiro, falou em entrevista para o programa Notícias da UNIVESP TV, sobre a importância da educação sexual no ensino básico.

Rennes destaca a ausência de investimento para educação sexual, resistência para que seja inserida no currículo e uma carência de professores formados para atuarem nas escolas. Segundo ele, esta é uma razão pela qual  muitos demonstram uma postura inadequada em sala de aula ao tratarem de temas que envolvem sexualidade.  

Assista à entrevista completa: