No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril

15/04/24


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá início nesta segunda-feira (15) a uma nova etapa do Provão Paulista: o processo de escolha de cursos para o segundo semestre. Essa etapa é indispensável para o preenchimento das 5.109 vagas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e das 2.610 vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

Para esta etapa, 60.860 estudantes podem registrar a opção de até cinco cursos de preferência para as Fatecs (entre 92 formações disponíveis) e até três opções para a Univesp (são três eixos e nove cursos). Esses estudantes foram classificados no Provão realizado em 2023 e podem concorrer a uma das 7.719 vagas para cursos superiores com aulas que terão início no segundo semestre. As aulas na Univesp serão iniciadas no dia 29 de julho. 

Para dar início à escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF.  

 A Univesp organizará três chamadas e a Fatec organizará quatro, ambas nas mesmas datas: 

  • A 1ª chamada para matrículas entre os dias 6 e 8 de maio;
  • A 2ª chamada para matrículas entre os dias 13 e 15 de maio;
  • A 3ª chamada para matrículas entre os dias 20 e 22 de maio;
  • A 4ª chamada para matrículas entre os dias 27 e 29 de maio.
  •  

Para consultar os resultados, os estudantes devem estar atentos ao portal do Provão e, também, no site da Secretaria da Educação. 

Na Univesp estão disponíveis 09 cursos, divididos em três eixos: Eixo de Licenciatura (Letras, Matemática ou Pedagogia); Eixo de Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação); e Eixo Negócios e Produção (Processos Gerenciais, Administração ou Engenharia de Produção). 

Os estudantes classificados para a Univesp e que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a preferência. No caso da universidade virtual, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência. Por exemplo: se o estudante deseja cursar Letras, é preciso que ele opte pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, ele informa à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes.  

Provão Paulista 

Implantado de forma inédita pelo Governo do Estado no ano passado, o Provão Paulista Seriado é a porta de entrada de estudantes do Ensino Médio no curso superior, nas instituições paulistas parceiras da Seduc-SP, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs). Na primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas nas universidades e faculdades paulistas para alunos que estavam em 2023 na 3ª série do Ensino Médio. 

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 60 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.