Protótipo de interface virtual analisa dados e transmite informações com transparência ao mercado de trabalho

24/11/23

Os alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Ciências de Dados, Clebson Alberto de Oliveira, Cleber Bazani, Gabriel Alves, e Lidia Kobayashi, dos polos da Cidade Dutra, Vila Rubi e Três Lagos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), sob a orientação de Angélica Cintra Ferman, criaram o Projeto Integrador (PI) intitulado “Dashboard que propicia a análise de desemprego no Brasil”. A iniciativa propõe um protótipo de painel digital que exibe gráficos de forma clara e de fácil acesso.

De acordo com pesquisas realizadas pelo grupo, a pandemia da COVID-19 trouxe uma série de desafios, e um dos mais perceptíveis foi o aumento do desemprego. Diante desse cenário, os integrantes criaram uma ferramenta, com a metodologia de Design Thinking. O trabalho foi composto por meio de quatro etapas principais: Ouvir, Idear, Implementar e Prototipar. O objetivo central é fornecer uma plataforma eficaz para que as pessoas possam compreender, de forma visual e acessível, a situação da falta de emprego no país, sua evolução e tendências.

Os elementos visuais incluem gráficos de linhas, barras, cartões e até mesmo uma medição em formato de “pizza” para destacar os grupos de atividades econômicas. O dashboard permite a análise do desemprego por região, ramo de atividade econômica e período, facilitando o entendimento por meio de figuras interativas.

A pesquisa quali-quantitativa junto à comunidade externa validou a relevância do dashboard, e a implementação final contou com sugestões dos entrevistados, como a inclusão do tema escuro. No desenvolvimento foram utilizadas diversas tecnologias, entre elas, Figma, BigQuery, MySQL, Google Colab e Power BI.

Para os integrantes do PI, o dashboard oferece informações valiosas sobre o desemprego no Brasil, além de proporcionar uma compreensão mais profunda e promover tomadas de decisões mais embasadas. No entanto, o grupo ressalta que a ação é parte de uma abordagem mais ampla para enfrentar o desemprego, sendo necessário combinar os dados apresentados com análises aprofundadas e ações concretas.

Para mais informações, confira o vídeo do PI https://www.youtube.com/watch?v=kbcYhcEB9KE

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.