Estudantes dos polos de Itaoca, Louveira e Mogi Mirim, produziram protótipo e plano de aula para crianças da educação infantil

07/11/22


Alunos de Licenciatura, dos polos de Itaoca, Louveira e Mogi Mirim, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentaram neste ano o Projeto Integrador “O Material Didático Auxiliando a Aprendizagem Inicial de Alunos Autistas”. No Brasil, estima-se que há 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número só poderá ser oficializado após as análises do IBGE que, em 2022, implantou o tema no censo populacional. Com o dado será possível saber quantas pessoas no país apresentam o transtorno e como os diagnósticos estão distribuídos pelas regiões.  

O trabalho, desenvolvido por Ana Cristina Bueno Fernandes, Camila Aguiar Amaral, Gisele Izaquiel Ferreira, Laiane Fernanda Marques Costa, Lilian Regina Vendramel Garcia, Rosana Amâncio Dias de Oliveira e Samuel José Machado, teve como metas apresentar estratégias de ensino voltadas a discentes autistas, analisar as interações sociais de crianças com TEA nas escolas regulares e contribuir com os estudos sobre a inclusão no ambiente escolar. A inspiração da iniciativa veio de uma pequena estudante, de quatro anos, da Escola Professor Cid Chiarelli, da Fundação Educacional Guaçuana, em Mogi Guaçu, onde a educanda da Univesp, Lilian, atua como professora. A estudante identificou dificuldades na interação da criança com seus colegas de sala e concluiu que a comunicação entre eles poderia ser aperfeiçoada.  

Após estudos, a turma decidiu criar atividades em comum para incentivar a socialização. Produziu um protótipo de “Aramado”, com intuito de ser utilizado dentro de um plano de aula. O material possui moldura de madeira, de 40 cm x 40 cm, com três cabos de arame moldados de formas diferentes. Cada fio tem botões coloridos, vogais e números de um a cinco, respectivamente. “Confeccionamos o protótipo para estimular as percepções visual e tátil, coordenação motora, linguagem oral, sensibilidade auditiva, expressão corporal e a concentração”, afirmaram os univespianos no relatório final do Projeto Integrador. “O protótipo também desenvolve o pensamento lógico, pois as crianças terão que decidir que peça pegar, como fazer as curvas do aramado e quantas levar de um lado ao outro”, completam.  

O plano de aula, direcionado a crianças de quatro a cinco anos e 11 meses, tem previsão média de 30 minutos. Enquanto aguardam a vez para manusear a ferramenta, os pequenos são distribuídos em grupos menores com outros jogos e brinquedos em suas mesas, como blocos e sequências lógicas de imagens, o que também estimula o diálogo.  


Resultados   

Durante a aplicação da atividade, o grupo afirmou que procurou incorporar diferentes formas de trabalhar os conteúdos, a concentração dos alunos e a habilidade em socializar. Após avaliação, o grupo relatou uma melhora significativa nos processos pedagógicos da aluna com TEA. “Ela brincou e interagiu em todos os grupos. Expressou suas ideias com clareza e bom vocabulário. Vivenciou as atividades de maneira criativa e significativa, com interesse e curiosidade. Conseguiu completar todas as atividades propostas, de forma espontânea no convívio com os colegas, respondendo e fazendo colocações relevantes quando requisitada sobre as atividades”, declaram no relatório.  

"É importante que os professores estejam preparados e aptos a atuar com alunos portadores de TEA, garantindo que eles se desenvolvam de maneira integral, nos aspectos cognitivo, físico, afetivo e social. Para isso, educadores, gestores e equipe escolar devem buscar novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender as necessidades dos alunos com TEA", concluem os futuros licenciados.
  

Sobre a Univesp  

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos de graduação e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.