Projeto faz parte de acordo de cooperação técnica que ofertará qualificação em tecnologias digitais para 380 profissionais de polos da Univesp de mais de 300 municípios do Estado

26/11/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Google for Education firmaram nesta terça-feira (26/11) acordo de cooperação técnica que prevê a formação de 380 orientadores de polos presenciais, de mais de 300 municípios em diversas ferramentas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A ideia da iniciativa é criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas acadêmico-administrativas, desafiar as equipes a pensar de forma crítica, além de auxiliar na comunicação e integração entre docentes, polos e alunos. A capacitação será ofertada em ambiente virtual da Univesp a partir de dezembro.

A formação, totalmente gratuita, será destinada ao uso das ferramentas como G Suite for Education (Gmail, Google Drive, Agenda, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Hangouts Meet, Grupos e outras). Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo é importante que todos estejam alinhados às novas tecnologias. “Precisamos trabalhar com as competências que possam facilitar a fusão entre o real e virtual, e o velho e novo. A educação a distância já é transformadora e aliada aos avanços tecnológicos, contribui para inserção e evolução das pessoas na era digital. Essa parceria vem ao encontro da missão da universidade, que visa promoção do desenvolvimento humano e profissional por meio do ensino, pesquisa e da expansão da educação digital e das metodologias inovadoras”, ressalta.

Para Daniel Cleffi, líder do Google for Education para América Latina, do Google for Education, a parceria é a oportunidade de levar inovação à educação em diversos municípios. “Com a Univesp, vamos facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, através de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de educadores, que são protagonistas fundamentais nessa transformação”, afirma.

De acordo com a diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, o atual trabalho desenvolvido pela universidade parte do princípio que o letramento digital é uma competência transversal que precisa fazer parte das novas políticas educacionais. “Atualmente, nós professores, precisamos estar preparados para interagir com gerações de alunos que aprendem mil coisas diferentes, que fazem downloads e uploads, navegam e batem papo virtualmente, postam e criam designs numa velocidade frenética”, explica.

A Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 47% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Sobre o Google for Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Presente em mais de 180 países e utilizada por milhões de alunos e professores, a solução engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, incluindo o Google Classroom, bem como os Chromebooks, que são notebooks de baixo custo, que se diferenciam pela simplicidade, rapidez e segurança. O ecossistema que cerca o Google for Education é utilizado por mais de 25 milhões de alunos com os Chromebooks e 80 milhões usando G Suite for Education ao redor do mundo.