Durante o encontro, foram abordados temas voltados à inteligência artificial, tecnologias educacionais, inclusão, gamificação e experiências internacionais

19/05/23


A Univesp TV recebeu nesta sexta-feira (19/05), a visita do pesquisador e professor do Instituto de Computação e de Ciências Matemáticas (ICMC-USP) e docente visitante em Harvard, nos Estados Unidos, Seiji Isotani, para a gravação de um bate-papo sobre tecnologias educacionais. A ação fará parte de uma nova atração, que abordará diversas temáticas do mundo acadêmico e contará com a participação de profissionais de instituições nacionais e internacionais. O encontro contou com a mediação do presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges.  

No início da apresentação, Isotani falou de sua infância, vocação para a profissão escolhida e como explorar a inteligência artificial (IA) no processo de aprendizagem. “O trabalho de professor é muito gratificante. Poder aliar computação com educação e desenvolver modelos de interação entre máquinas e pessoas é algo desafiador. Temos que usar a tecnologia no processo de aprendizagem como um facilitador. Atualmente, possuímos no contexto social muitas oportunidades para implantarmos diversas ferramentas, entre elas, o famoso ChatGPT. Conseguimos produzir textos, códigos, desenhos com o auxílio de IA. É um dispositivo importante para trabalhar a cognição e ajudar na resolução de problemas. Todas as ferramentas usadas de forma correta auxiliam no processo de aprendizagem. Precisamos capacitar nossos docentes para a utilização de tecnologias em sala de aula. O estudante que tiver contato com propostas inovadoras terá uma melhor performance no futuro”, explicou.  

Outro tema discutido foi o uso da inteligência artificial como mecanismo de inclusão e motivação. De acordo com Isotani, jogos, gamificação e aplicativos também auxiliam na aprendizagem de alunos com necessidades especiais e autistas. “Podemos usar tecnologias inteligentes para abraçar diversos públicos. Usamos ferramentas que ajudam pessoas com problemas auditivos, de visão, autistas e outras. Temos que tornar a educação motivadora para todos. Diversos relatórios apontam que o número da evasão na educação é alto no Brasil. Precisamos melhorar o ambiente escolar. Uma forma de deixar o convívio mais harmonioso é por meio da gamificação. Quando oferecemos jogos interessantes, conseguimos trabalhar com mudanças comportamentais e levar ações motivadoras. Os jovens passam a querer aprender e participar do processo”, falou.  

Segundo o pesquisador, é necessário compreender que, atualmente, vivemos em um mundo integrado, onde o virtual e real se complementam. “Hoje, não podemos restringir a tecnologia, quando fazemos isso, deixamos de lado uma parte da pessoa. Temos que preparar a pedagogia para trabalhar com ferramentas tecnológicas e formar profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho”, disse.   

No decorrer da conversa, Isotani explicou sobre as metodologias ativas no ensino superior. “Na área da Computação, há um grande desafio de como trabalhar a disciplina com abordagens do mundo real. Temos que formar o aluno para desenvolver competências digitais que poderão ser aplicadas em prol da sociedade. A melhor forma para essa conquista é uma graduação baseada em projetos, como desenvolvida no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli). Por meio do modelo aplicado, trabalhamos habilidades que transformam os estudantes, eles passam a desenvolver liderança, autonomia, criatividade e vivenciar experiências com negócios. Um formato ideal para engajar, motivar e preparar o jovem para o mundo atual”, completou.   

Seiji falou ainda de sua experiência como professor em Harvard e de como a Univesp poderá contribuir para o desenvolvimento econômico e social. “Atuo em uma universidade norte-americana, com o propósito de ajudar o nosso país a crescer. Procuro buscar ideias e compartilhar conhecimento com diversos pesquisadores qualificados e motivados a resolverem problemas reais, com diagnósticos e abordagens distintas, todas voltadas ao processo de aprendizagem. Por meio da Univesp, podemos fazer muitas contribuições para a formação de novas lideranças no Brasil”, ressaltou.  

Perfil de Seiji Isotani  

Seiji Isotani é professor titular visitante em Educação na Universidade de Harvard, EUA, e professor titular em Computação e Tecnologias Educacionais na Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Universidade de Osaka, Japão, com tese na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Universidade de Carnegie Mellon, EUA. É co-fundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP.   

Foi também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups). Suas pesquisas focam no desenvolvimento e aplicação de técnicas da computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem. É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Gamificação e Dados Abertos Conectados. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de tecnologias educacionais interativas, inteligentes e motivadoras no país. Publicou mais de 200 artigos científicos e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação.  

Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, Membro do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC), Membro do Comitê Julgador de Bolsas Institucionais do PIBIT no CNPq e Representante Brasileiro no Comitê Técnico em Educação (TC3) da IFIP. Atua desde 2017, como assessor técnico-científico junto ao Ministério de Educação na concepção e execução de Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Atualmente é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais, membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira, ACM Distinguished Speaker, Membro Sênior da IEEE, Editor Associado do Periódico Frontiers in Artificial Intelligence e bolsista produtividade do CNPq.