Estudantes de Pedagogia apresentaram atividades visando melhorias na aprendizagem das crianças

13/03/19

Os alunos de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Anderson Lucena, Bianca de Carvalho Martins, Lilian da Rocha Rodrigues, Natália Gomes Vieira e Rafael Oliveira de Paula, do polo de Sorocaba, apresentaram em 2018 o Projeto Integrador “Autoconhecimento- Reconhecendo as emoções”.Com tutoria de Maria Vera Skitnevsky e Regina Celia Codo, a iniciativa teve como objetivo desenvolver práticas de autoconhecimento e convívio das crianças da 1ª série C, da Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida, localizada na cidade de Sorocaba, no interior paulista.

A ideia do projeto surgiu após o grupo conversar com a professora Fernanda Monteiro, que identificou uma fragilidade na turma, relacionada à compreensão e a forma de lidar com as emoções. “A turma escolhida tem 25 alunos, entre eles um autista. Destes 25 estudantes, oito apresentam dificuldades na aprendizagem. Segundo a docente Fernanda, essa resistência tem origem emocional ou social”, explicou a aluna de Pedagogia Bianca de Carvalho Martins.

O grupo definiu três atividades educativas para trabalhar as emoções das crianças. A primeira foi a contação de história do livro “O Papagaio que não sabia falar”, escrito pela própria Bianca. “O livro retrata a vida um papagaio que não falava porque estava triste na condição de animal doméstico preso em gaiola. Além do sentimento de tristeza, a publicação também aborda o amor”, disse a aluna.

Após discutir o livro, os futuros pedagogos encenaram um teatro com bonecos de feltro, confeccionados pelo grupo. “Usamos como personagens uma nuvem, um sol e um arco-íris e falamos sobre raiva, tristeza, felicidade e  amor”, afirmou Bianca.

A equipe também realizou uma roda de conversa com os alunos sobre como lidar com sentimentos e de sua importância na construção da personalidade de cada um. Como última atividade, foi organizado um jogo da memória digital, criado por uma empresa desenvolvedora de aplicativos educacionais para celular.

De acordo com a professora Fernanda Monteiro, a turma foi privilegiada por ter sido escolhida para participar do Projeto Integrador. “A aplicação do projeto é enriquecedora para os alunos e para minha experiência profissional. Foi gratificante ver a felicidade das crianças e hoje em sala de aula, pode-se perceber que eles estão sabendo identificar, lidar, falar e resolver questões e situações que envolvem os sentimentos. Eu, como professora, só tenho a agradecer o curso que o grupo da Univesp ministrou. Aprendi muito com eles. Agradeço também o carinho que tiveram desde o primeiro momento até a conclusão do projeto”, declarou Fernanda.

Veja o vídeo sobre o Projeto Integrador, aqui