Com base em pesquisa de campo, estudantes do curso de Pedagogia desenvolveram jogos e atividades lúdicas

06/12/18

As alunas de Pedagogia, Andrea L. Pereira, Daniela C. Nogueira, Denise C. Martins, Maria Claudia D. Siqueira, Roberta F. Palma e Sueli M. Scarso, do polo de ensino de Capivari, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no mês de novembro o Projeto Integrador “Práticas de convívio social na escola, Ensino Fundamental I: propostas didáticas que considerem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança no contexto escolar - As caixas e suas histórias”. A iniciativa, voltada a E.M.E.I. Professora Lenita de Camargo Penteado Figueiredo, tem como objetivo estimular o hábito e o interesse da leitura no desenvolvimento ao senso crítico e na criatividade dos estudantes do ensino fundamental I. A ação conta com jogos e brincadeiras lúdicas.

O projeto foi baseado em pesquisa de campo e na percepção de que a utilização de atividades recreativas e de contação de histórias incentivam e facilitam a aprendizagem. Além disso, o grupo observou que a biblioteca do local estava mal conservada e em desuso, o que reforçou a ideia de trabalhar com a leitura.

De acordo com a estudante de Pedagogia, Andrea Lopes Pereira, a literatura infantil contribui para a construção do pensamento das crianças e no modo como elas relacionam as histórias contadas com suas experiências vividas. “A história narrada foi - A Ovelha Rosa da Dona Rosa, do autor Donaldo Buchweitz. Além de divertida, leva a criança a refletir sobre a necessidade do respeito às diferenças e a vida em harmonia”, disse Andrea.

O grupo também apresentou uma caixa de sombras para abranger outros elementos visuais e interativos, utilizando música e fantoches. Para Andrea, a proposta do Projeto Integrador une todos os elementos necessários voltados à abertura do conhecimento. “Entender como trabalhar, ter um objetivo, saber observar e tornar aquele projeto um facilitador na educação é um dos grandes influenciadores para a nossa profissão”, concluiu.

A mediadora do polo de Capivari, Regina Codo, acompanhou o trabalho das estudantes e afirmou que as alunas sempre estiveram muito envolvidas com o projeto. “Elas confeccionaram todo o material utilizado e reestruturaram a biblioteca, com pintura e tapetes novos. Dedicaram-se tanto que apresentaram a iniciativa a outras creches da região”, revelou Regina.