Iniciativa foi desenvolvida por alunos de Engenharia de Computação
Os estudantes de Engenharia de Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Santa Barbara d’Oeste, Adriana Matsumoto, Daniel Luis de Oliveira, Dábio Otto da Silva, Fernando Ruel, João Paulo Levada, Matheus Alves e Ronaldo Aparecido da Silva, apresentaram o Projeto Integrador (PI) “AprendiSBO: Um panorama municipal do aprendizado escolar”. Orientado por Osmar Celestino dos Santos, o grupo buscou uma solução para que profissionais da educação avaliem o ensino nas escolas municipais da região, por meio de interface que unifica dados de aprendizagem coletados em cada unidade da cidade.
A medida visa auxiliar na tomada de decisões em ações futuras, ao facilitar a análise das informações observadas nas escolas para promover a qualidade do ensino. Segundo pesquisa qualitativa realizada com profissionais da área, a ausência de informações prejudica a identificação das necessidades individuais dos discentes.
A partir do reconhecimento das demandas dos educadores, os univespianos elaboraram uma interface digital, acessível em qualquer navegador web, que junta as informações coletadas pela base de dados do INEP-DATA e exibe em painéis personalizados informações relevantes para o processo de aprendizado. A ferramenta foi feita pela plataforma de computação em nuvem Microsoft Azure. Também foi utilizado um sistema de Inteligência Artificial integrado, para fornecer um serviço de pesquisa inteligente que reconhece palavras-chave e imagens.
De acordo com os estudantes, o PI é uma oportunidade para propor melhorias na educação, além de priorizar as necessidades dos alunos, professores e gestores. “Por longos anos, o sistema educacional se limitou em realizar avaliações apenas para medir o desempenho dos estudantes, o que muitas vezes não reflete a realidade da escola. Alguns professores enfatizam um modelo de ensino tecnicista, onde o aluno é visto como um recipiente passivo de conhecimento, o que não condiz com as exigências do mundo atual. Cada vez mais, a sociedade demanda uma postura empreendedora dos indivíduos, capaz de criar soluções inovadoras para enfrentar os desafios complexos da humanidade. O nosso trabalho mostra a importância de pesquisas na área da educação, voltadas à promoção da qualidade e inclusão nos ambientes escolares. Iniciativas como essa permitem apontar falhas e prevenir problemas futuros ao criar planos de ações eficazes e embasados”, concluem.
Confira o vídeo do PI, aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil