Encontro destaca a importância da Educação a Distância para a sociedade; ação faz parte das iniciativas de cooperação técnica com a instituição portuguesa
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece na próxima segunda-feira (13/05), às 14h, a Aula Aberta “Curso superior a distância com qualidade: exemplo de oferta de mestrado a distância da Universidade de Lisboa", com os professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE- ULisboa), Neuza Pedro e Cassio Santos. O encontro mediado pelo presidente da Univesp, professor Marcos Borges, será transmitido no canal oficial da Univesp, no YouTube. A apresentação abordará a importância e inclusão proporcionada pela Educação a Distância (EaD), com o modelo deste exemplo europeu de sucesso há mais de uma década.
De acordo com Marcos Borges, desde janeiro, quando representantes da Univesp visitaram o IE-ULisboa, estão em debate a cooperação internacional em pesquisas e outras atividades acadêmicas. “A excelência de uma universidade exige a internacionalização. Estamos propondo pesquisas conjuntas e buscando aprender com essa experiência de sucesso em pós-graduação EAD de uma universidade de renome como a ULisboa. Também apresentamos ao nossos alunos da área de educação uma excelente opção para continuidade de seus estudos por meio do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais”, explica o presidente.
Conheça o perfil dos participantes:
Neuza Pedro
Professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Educação na especialidade TIC na Educação. Possui formação pós-graduada em E-teaching pela Universidade de Agder-Noruega e em Online Assessment pela Universidade de Wisconsin-Stout, nos Estados Unidos. Obteve Agregação pela Universidade de Lisboa na área da Educação a distância no Ensino Superior. Integra o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, órgão responsável pela regulação da formação contínua de professores em Portugal.
Lidera a coordenação do Doutoramento e do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo igualmente membro da comissão diretiva do Programa Doutoral TELSC (Technology-enhanced Learning & societal challenges). Assumiu entre 2010 e 2019 a coordenação do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa.
Cassio Santos
Professor Auxiliar Convidado no
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Educação
(Doutoramento Europeu), especializado em Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC) na Educação pela Universidade de Lisboa, acompanhado por um mestrado em
Educação e Tecnologias Digitais pela mesma instituição.
Atualmente, está envolvido em pesquisa pós-doutoral na Universidade de Sevilha, com foco em competências digitais, que são centrais para tese de doutorado. Já atuou como pesquisador visitante na Universidade Complutense de Madrid (UCM) e é membro da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação e Treinamento (UIDEF), da Universidade de Lisboa. Tem experiência em diversos projetos de pesquisa, incluindo o CLASSROOM 4.0 e a avaliação do impacto de intervenções educacionais na alfabetização digital.
Leciona disciplinas no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, abrangendo Recursos Educacionais Digitais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Cidadania Digital (e-Cidadania) e Educação a Distância. As publicações científicas de sua autoria estão focadas em competências digitais de professores, especialmente no ensino superior online, políticas públicas em educação e transição digital, e inteligência artificial. Os interesses de pesquisa e supervisão de estudantes estão voltados para competências digitais, inteligência artificial na educação e o uso de tecnologias digitais para aprimorar os ambientes de aprendizagem.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univespconta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 58 % do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp