Material foi desenvolvido por alunos de Pedagogia, em Projeto Integrador

24/09/21

Os estudantes Bianca Patrícia Alfredo, Demétrius Pecoraro, Eduardo Moracami, Eliane de Souza, Maurício Lima e Rafael Gomes, do curso de Pedagogia, do polo de São Vicente, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram como resultado de Projeto Integrador (PI), a videoaula “A fundação da ilha de São Vicente e os indígenas - Uma viagem no tempo na construção de uma nova cidade e cultura”. A iniciativa teve tutoria da Profa. Ma. Karina Seviero Rampazzi.

O recurso foi produzido com o intuito de aprofundar o conhecimento de temas relacionados às disciplinas de História e Geografia, em alunos do 5º ano do ensino fundamental. Após pesquisas com professora da escola Liceu Santista, o grupo constatou que as crianças não têm interesse nas matérias e concluiu que a criação de um vídeo, abordando também povos e cultura, seria a ferramenta pedagógica ideal para despertar entusiasmo. “O aprendizado em sala de aula é mais beneficiado quando os assuntos são apresentados de maneira ilustrativa, dinâmica e com linguagem próxima daquela vivenciada em momentos de lazer, do que por meio de um mecanismo estático, que em nada condiz com as nossas rotinas diárias”, afirma o grupo no relatório final do PI.

O vídeo narra fatos e acontecimentos históricos da origem da cidade de São Vicente. “O material tem cerca de dez minutos, com abertura, cenas e informações importantes exibidas de maneira animada, lúdica e de fácil compreensão”, revela o documento. Os discentes elaboraram ainda um formulário, no formato de pesquisa, para que os alunos possam expressar suas experiências e opiniões sobre o conteúdo apresentado.

Depois de mostrar o conteúdo a estudantes e professores, os futuros pedagogos demonstraram estar satisfeitos com o resultado do trabalho. “Em paralelo a considerações valiosas sobre nosso projeto, tivemos a participação de dez crianças, de diferentes escolas, que puderam assistir ao vídeo e responder ao questionário avaliativo. Das dez, nove atribuíram nota 10 a vídeoaula, oito entenderam perfeitamente e acharam a aula divertida, animada e bem explicada, nove não conheciam a história de São Vicente, e em unanimidade, todas gostariam de conhecer os lugares apresentados, hoje em dia, pontos turísticos”, ressaltaram os estudantes da Univesp.

Confira a videoaula, aqui.