• Cecilia Sosa Arias Peixoto

    Resumo: 
    Possui graduação em Computador Universitário - Universidad Nacional de Salta (1987), graduação em Licenciatura em Análise de Sistemas - Universidad Nacional de Salta (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Pós doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Área de Pesquisa: Inteligência Artificial. Interface Humano-Computador. Ambientes para Ensino a Distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação em cursos presenciais e a distância. Orientadora dos cursos do MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios do Pecege - USP/ESALQ. Professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    Linha de pesquisa: 
    Interfaces Humano Computador, Educação e Inovação.
    Currículo Lattes

  • Celia Maria Haas

    Resumo: 
    Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974); Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Educação Superior, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de educação superior; avaliação da educação superior; formação de professores, políticas de educação superior a distância; organização e planejamento da educação superior . Tem experiência na implantação de disciplinas e cursos em EaD. Atuou na elaboração, planejamento, organização e protocolo junto ao MEC do projeto de criação de Curso e Instituição, na modalidade EaD. Foi editora da Revista Científica @mbienteeducação, até fevereiro de 2020. Professora Titular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), desde julho de 2019.

    Linha de pesquisa:
    Formação de professores, Políticas de Educação Superior a distância e Políticas públicas de Educação
    Currículo Lattes

  • Gabriely Cabestré Amorim

    Resumo: Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (2020). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2010), aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para Diversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2015), formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD (2019) em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Formação de professores, Gestão Educacional, Didática, Processo de Ensino e Aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento - UNESP Bauru". Atuou como tutora, orientadora em cursos EaD, na Unesp e Unifesp. Atuou como professora substituta no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Birigui. Atualmente, é docente e representante do curso de Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

    Linha de pesquisa:  
    Formação de professores; Processo de ensino e aprendizagem; Educação Especial e Inclusiva.
    Currículo Lattes

  • Gisele Novaes Frighetto

    Resumo: 
    Docente das áreas de Letras, Linguística e áreas de Língua Portuguesa e Inglesa na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (PPGLit - UFSCar). Especialista (2021) pelo Programa de Especialização Soluções Inovadoras em Educação à Distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Pós-doutorado (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista (FCLAr - UNESP). Doutora em Letras (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC - FFLCH - USP), com estágio de doutoramento (2016) na École Normale Supérieure de Lyon (França). Membro dos grupos de pesquisa Mémoire et Littérature (USP/UNSAM/ENS/Université de Lyon) e Literatura e Tempo Presente (PPGLit - UFSCar/ FCLar - UNESP).

    Linha de pesquisa: Soluções inovadoras para EaD, Literatura e Linguística
    Currículo Lattes

  • Glauce Barbosa Verão

    Resumo: 
    Possui Doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atualmente é docente na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e realiza pesquisas na área de Educação a Distância, atuando principalmente nos temas que envolvem ensino de matemática e a formação para a EaD.

    Linha de pesquisa: 
    Ensino de matemática e Formação em EaD
    Currículo Lattes 

  • José Avelino Placca

    Resumo: 
    Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1989), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Analista de Inteligência Artificial do PNUD, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e professor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, business intelligence, engenharia de software, inteligência artificial, agentes inteligentes, aplicações web, perícia forense e programação em linguagem natural.

    Linha de Pesquisa: Business Intelligence, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Agentes Inteligentes e Aplicações Web
    Currículo Lattes


  • Juliana Chiaretti Novi

    Resumo:
    Pós-doutoranda em Administração de Organizações pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Eficiência (GREFIC/USP). Doutora e Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações do Departamento de Administração da FEARP/USP. Graduada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e em Administração de Empresas e Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio. Especialista em Gestão Pública e Inovação pela Fundação Joaquim Nabuco vinculada ao Ministério da Educação (FUNDAJ/MEC). Atualmente trabalha como professora doutora na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Atua também como docente permanente na UNAERP no curso de pós-graduação Mestrado Profissional em Saúde e Educação e no curso pós graduação em Tecnologia Ambiental (Doutorado Acadêmico), como professora colaboradora, no curso de pós-graduação Mestrado e Doutorado Acadêmico em Biotecnologia. Faz parte do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos - SUGERS. Foi Professora Substituta no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - CERFEAD do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no curso de especialização em Gestão Pública na EPT. Atua como avaliadora ad hoc pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Foi professora em cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Direito, bem como professora convidada em cursos de MBA na Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Administração Contabilidade e Economia (FUNDACE). Foi Coordenadora de cursos de pós-graduação lato sensu na Uniararas (FHO ? Centro Universitário Hermínio Ometto).

    Linha de pesquisa:
    Gestão Pública e Inovação; Análise de Eficiência; Sustentabilidade e Gestão de Resíduos.
    Currículo Lattes

  • Luzia Maya Kikuchi

    Resumo:
    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012 e 2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Obstáculos de Aprendizagem, Educação Matemática e Ensino Mediado por Tecnologias. Tem experiência em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Foi responsável por lecionar as primeiras disciplinas didático-pedagógicas de Educação Matemática do novo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Pato Branco. Atualmente, é docente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

    Linhas de pesquisa: Obstáculos de Aprendizagem; Educação Matemática e Ensino mediado por tecnologias.
    Currículo Lattes
     

  • Márcia Regina Osaki

    Resumo:
    Engenheira de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1993), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), na área de Processos de Fabricação e doutora (2014) e pós doutora (2017) em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC (USP), na área de sustentabilidade (economia de energia e geração de energia renovável). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), docente responsável pelo curso de Engenharia de Produção. Trabalhou na reestruturação do curso de Engenharia de Produção e na criação dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais. Trabalhou como Professora conteudista e tutora de ensino à distância. Foi Professora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar na área de Processos de Fabricação e da Universidade de Araraquara (UNIARA). Trabalhou na organização, condução e análise de resultados de testes de combustão consorciada de bagaço de cana e CDR (combustível derivado de resíduos) executados, de forma inédita no mundo, em uma usina de açúcar e etanol, no estado de São Paulo. Os testes foram executados diretamente no equipamento industrial e sem interrupção da operação da usina. Carreira industrial desenvolvida na área da Gerência de Produção, com ampla experiência no controle de operações do processo de fabricação de produtos estampados. Experiência na área de inovação tecnológica, principalmente na Lei do Bem.

    Linha de pesquisa:
    Sustentabilidade; Bioenergia e Inovação Tecnológica.
    Currículo Lattes


  • Maria Elena R. de Oliveira Toledo

    Resumo: 
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, está cursando a Especialização Internacional em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (término em setembro de 2022). Atuou, por 16 anos, como docente em cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Sumaré, ministrando disciplinas das áreas de Psicologia (da Educação e do Desenvolvimento), Alfabetização e Ensino de Matemática. Foi professora visitante em cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades Integradas Campos Salles, do Centro Universitário SENAC e do Centro Universitário São Camilo (Pós Graduação em Psicopedagogia). Foi professora da turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de setembro de 2019 até janeiro de 2022. Atualmente é Professora Doutora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi conteudista e professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Messiânica. É conteudista de materiais para cursos de graduação e pós graduação EaD (SENAC, Sagah, Uniararas, FAMETRO e UNIGRANRIO). É autora de livros didáticos de Matemática para diferentes níveis da Educação Básica (Editora Moderna, Editora Mackenzie e Edições SM). Foi Tutora em cursos oferecidos em EaD na EFAPE, na UNIVESP e na UNIFESP (PREVINA - UAB). Foi mediadora do Clube de Leitura do Centro Universitário Sumaré (Unidade Santo Amaro) por cinco anos. É parecerista voluntária no Programa de Remição de Pena de acordo com o termo de Cooperação n. 0044/15P0385-2016, entre a PUNAP e a Editora Companhia das Letras. Tem ampla experiência na área de pesquisa em Educação e na formação de professores, atuando com temas como alfabetização, ensino de Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

    Linha de pesquisa:
    Educação, Formação de professores e Ensino de Matemática para Jovens e Adultos
    Currículo Lattes

  • Mônica Garbin

    Resumo: 
    Doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados à avaliação de tecnologias aplicadas à educação. É professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    Linha de pesquisa:
    Didática, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Metodologias de Ensino.
    Currículo Lattes

  • Naiara Chierici da Rocha

    Resumo:
    Docente de Educação Especial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2021), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (2016), é também licenciada em Matemática pela mesma instituição (2011). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI / Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS) e Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API-FCT-UNESP). Atuou como professora da Educação Básica e Consultora UNESCO no projeto Educação Livre. Dedica-se ao desenvolvimento de estudos e práticas de ensino na Educação Básica que favoreçam a inclusão escolar de todos os alunos, indistintamente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, políticas públicas, ensino colaborativo, Tecnologia Assistiva (TA), estratégias de ensino de Matemática, Metodologia de Projetos, Educação a Distância, pesquisa (auto)biográfica e Teoria da Relação com o Saber articulada aos pressupostos de uma educação para todos.

    Linha de pesquisa:  
    Educação Especial e Educação Inclusiva com ênfase em ensino colaborativo; Tecnologia Assistiva e pesquisa (auto)biográfica
    Currículo Lattes
     

  • Roberto Massi de Oliveira

    Resumo: 
    Possui Graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2012), Mestrado em Ciência da Computação, na subárea de Redes de Computadores, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e Doutorado em Engenharia Elétrica, na subárea de Sistemas Eletrônicos com ênfase em Telecomunicações, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019), onde também realizou Pós-doutorado em Ciência da Computação, com enfoque em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, ao longo de 3 anos como bolsista PNPD/CAPES. Atualmente, atua como Professor Doutor na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e IoT.

    Linha de Pesquisa: 
    Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e IoT.
    Currículo Lattes
     

  • Welington da Silva Cordeiro

    Resumo:
    Doutor em Matemática pela UFRJ, atuando na área de Sistemas Dinâmicos. Pós-doutorado pela Penn State University (EUA, 2015-2016) e pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Brasil, 2016-2017). Atuou como pesquisador no IMPAN (Instituto de Matemática da Academia Polonesa de Ciências, 2018-2020) e como professor na Universidade Nicolau Copérnico (Polônia, 2020 - 2021). Revisor de revistas internacionais como Proceedings of the American Mathematical Society e Proceedings of the Edimburgh Mathematical Society. Escreve resenhas de artigos científicos para Mathematical Reviews of the American Mathematical Society. Seu maior orgulho é ser tio do Davi e do Pedro.

    Linha de pesquisa:
    Sistemas Dinâmicos; Dinâmica Topológica e Teoria Ergódica. 
    Currículo Lattes