Alex Paubel Junger
Área de atuação: Administração
Pós -Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação, Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, possui graduação em Administração e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Atualmente é docente da Univesp, vinculado a área da Administração. colaborador no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências (CAPES 5) e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (CAPES 4), orientando pesquisas de mestrado e doutorado na área de Ensino. Atua, concomitantemente, em auditorias como avaliador de cursos no INEP/MEC e avalio Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu na CAPES vinculado a área 46 (Ensino).
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3440956514829383
André Luiz Alselmi
Área de atuação:
Letras, Linguística e Áreas de Língua
Doutor (2018) e Mestre (2008) em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências de Letras Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Araraquara. Licenciado e bacharel (2005) em Letras (Português/Francês) pela mesma instituição. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) na área de Letras. Atuou como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Educação, nas modalidades presencial e a distância, com experiência na implementação da extensão curricularizada e na organização de eventos acadêmicos e culturais. Possui trajetória no Ensino Superior e na Educação Básica, com trabalhos em docência, produção e revisão de materiais didáticos, além de experiência como tutor em programas de formação docente, como o REDEFOR (2011) e o Formação de Professores para uma Escola das Adolescências, do CEAD/UFPI (2025).
Lattes:
https://lattes.cnpq.br/0956793032365727
André Rodrigues Oliveira
Área de atuação: Computação
Possui graduação (2013), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Fez doutorado sanduíche em Nantes-França. Atua como professor doutor na Univesp e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia computacional e rearranjo de genomas. Também possui interesse em pesquisas na área de Inteligência Artificial, com foco em Aprendizagem de Máquina e Análise de Dados.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9814400643053681
Bruna Logatti
Área de atuação: Computação
Doutora (2024) e mestre (2019) em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Bruna Logatti é engenheira civil, de computação e de segurança do trabalho pelas FIAR. Durante sua pós-graduação, desenvolveu modelos computacionais aplicados à engenharia urbana, incluindo o uso de CFD com Ansys Discovery para análise hidráulica de bomba carneiro e a aplicação da Dinâmica de Sistemas para estimar a qualidade de efluentes em lagoas facultativas. Atuou como professora em diversas instituições, ministrando disciplinas nas áreas de computação, engenharia e meio ambiente. Tem experiência com ensino técnico e superior, incluindo programação front-end, back-end, mobile e segurança de sistemas. Atualmente, é professora-doutora do eixo Computação na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4334307115265433
Celia Maria Hass
Área de atuação: Pedagogia
Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas e avaliação de educação superior; formação de professores e educação a distância (EaD). Professora Titular da Universidade Virtual do estado de São Paulo (UNIVESP).
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9653389289239837
Cristina Bressaglia Lucon
Área de atuação:
Educação com Foco em Educação Especial ou Inclusiva
Doutora e Mestre em Educação pela UFBA, com especialização em Psicopedagogia e licenciatura em Pedagogia. Docente na UNIVESP, na área de Educação Especial e Inclusiva, onde também foi Supervisora Pedagógica na mesma área (2022–2024) e conteudista da disciplina Práticas Inclusivas. Leciona no curso de Pedagogia do UNIESI desde 2016 e, desde 2020, coordena o curso e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico. Na UFBA, atuou na Classe Hospitalar do HUPES (2008–2014), desenvolvendo atividades pedagógicas integradas à pesquisa. Representou o Brasil no 6th Congress of HOPE (Finlândia) e, em 2024, participou da disciplina Acessibilidade Paulista, voltada à formação de universitários para inclusão e acessibilidade, como uma das docentes entrevistadas. Integra grupos de pesquisa voltados à inclusão, diversidade e acessibilidade.
Denise Itajahy Sasaki Gomes Ventura
Área de atuação: Engenharia de Produção
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Complementa sua formação com licenciatura em Matemática (Uninove) e MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Sua trajetória acadêmica inclui pesquisas em métodos numéricos e geoestatística. Possui ampla experiência na gestão de projetos de engenharia para a indústria de óleo e gás, tendo atuado também como Chefe de Planejamento Urbano e Projetos Especiais na Prefeitura de São José dos Campos, além de professora e coordenadora de cursos de graduação em instituição privada. Atualmente é docente da Univesp, no Eixo de Negócios e Produção.
Diego Sousa de Oliveira
Área de atuação: Matemática
Doutor e Mestre pela Universidade Federal do ABC (UFABC), possui formação ampla na área de Matemática. Atualmente, integra o corpo docente permanente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Sua trajetória acadêmica inclui pesquisas em Geometria Diferencial, Teoria Espectral e Teoria das Representações, além de novos interesses voltados para metodologias híbridas e Educação a Distância (EaD), com foco em tópicos de matemática e cognição no ensino superior. Sua trajetória profissional conta ainda com a licenciatura em matemática pelo Centro ETEP e com experiência profissional na Educação Básica, atuando como Professor e Coordenador de Área de Matemática na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e em instituições da rede privada.
Evelyn Aparecida de Oliveira
Área de atuação: Engenharia de Computação
Doutora em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2023), onde também concluiu o mestrado na mesma área (2016) e as graduações em Engenharia Computacional (2013), Ciência da Computação (2013) e Ciências Exatas (2012). Atualmente, é Professora Doutora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), atuando no curso de Engenharia de Computação. Na Academia da Força Aérea, além das atividades docentes, exerceu as funções de coordenadora da Coordenadoria de Produção Científica e de chefe da Coordenadoria de Publicação. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem Computacional, atuando principalmente nos temas de mecânica computacional, métodos numéricos aplicados a problemas de engenharia, ciência de dados e programação web.
Felix Carvalho Rodrigues
Área de atuação: Computação
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período de doutorado sanduíche no centro de pesquisa Centrum Wiskunde & Informatica (CWI), nos Países Baixos, onde focou suas pesquisas em algoritmos, otimização e teoria dos jogos. É mestre e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua trajetória de pesquisa é marcada por uma significativa experiência em criptografia, construída através de três estágios de pós-doutorado realizados em parceria entre a Unicamp e a indústria: os dois primeiros em colaboração com a Samsung e o último com o Technological Innovation Institute (TII), dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, atua como Professor Doutor na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), onde integra o corpo docente permanente do eixo de Computação.
José Avelino Placca
Área de atuação:
Engenharia de Computação
Possui graduação em Engenharia de Computação (Instituto Militar de Engenharia - 1989), Mestrado em Ciências da Computação (Universidade Federal Fluminense - 1997) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2007). É avaliador de cursos do INEP e de projetos de pesquisa da FACEPE e FAP-DF. Já atuou em diversos projetos de tecnologia em empresas como: CENPES, CEPEL, DATAPREV, ANS, Prefeitura de São Paulo, Conselho Nacional de Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Possui diversos livros publicados na área de Inteligência Artificial. Tem interesse nas áreas de IA, ML, BI e tecnologias relacionadas ao desenvolvimento do EaD e ao Letramento Digital.
José Vitor Pereira Miguel
Área de atuação: Engenharia de Produção
Possui doutorado (2021) e mestrado (2016) em Ciências pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE – USP) e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC – USP). Atualmente, atua como professor doutor no eixo de Negócios e Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) bem como na área de Engenharia de Produção do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Sua principal linha de pesquisa envolve a avaliação de recursos energéticos com enfoque no planejamento do setor elétrico brasileiro, sendo especialista em análise de séries temporais e outras ferramentas estatísticas. Além disso, já atuou como gerente de projeto/manufatura em um P&D e como coordenador de extensão no Uni-FACEF.
Juliana Chiaretti Novi
Área de atuação: Administração
Pós-doutora (2022), Doutora (2017) e Mestra (2012) em Administração de Organizações pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Eficiência (GREFIC/USP). Graduada em Administração de Empresas e Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio (2018) e, em Direito (UNAERP/2002). Especialista em Informática em Saúde (UNIFESP/2025) e em Gestão Pública e Inovação pela Fundação Joaquim Nabuco vinculada ao Ministério da Educação (FUNDAJ/MEC/2022). É docente permanente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no eixo de Negócios e Produção bem como na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), atuando também em programas de stricto sensu, com orientações na área da educação e gestão. É avaliadora ad hoc pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SP). Foi coordenadora de cursos de pós-graduação lato sensu e professora na Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Administração Contabilidade e Economia (FUNDACE) e no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - CERFEAD do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Milena Soldá Policastro
Área de atuação: Educação Matemática
Licenciada em Matemática pela USP, mestre em Ensino de Ciências e Matemática (FE-USP) e doutora em Educação (Unicamp), com pesquisa voltada ao conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Atuou como docente na UTFPR, em diferentes instituições de ensino básico e como coordenadora de Matemática na Educação Básica. Atualmente é Professora Doutora no curso de Licenciatura em Matemática da UNIVESP. Tem experiência na formação de professores, desenvolvimento de materiais didáticos e participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre o conhecimento profissional docente (MTSK). É autora de artigos, livros e capítulos na área, colaboradora do INEP como membro da Comissão Assessora Especial das Licenciaturas (CALIC) e revisora de periódicos científicos de relevância na área de Educação Matemática.
Rafael Luiz Testa
Área de atuação: Computação
Doutor em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo (2024), onde também obteve seu Mestrado (2018) e Bacharelado (2014) na mesma área. Realizou doutorado sanduíche na University of Southern California. Atualmente, é professor na UNIVESP. Seus interesses de pesquisa se voltam para processamento multimídia, com ênfase em visão computacional e processamento multimídia, explorando temas como biomonitoramento e educação digital.
Sheila Regina Brisson Ruiz
Área de atuação: Pedagogia
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde também realizou suas pesquisas de doutorado pelo departamento de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e mestrado na área de Educação e Linguagem. Atua como professora em cursos de licenciatura, especialmente Pedagogia, e como coordenadora de curso (Pedagogia) em instituição privada de ensino superior. Tem experiência em formação continuada de professores, criação de conteúdos didáticos para disciplinas EAD, orientação educacional e docência na educação básica. Atualmente é professora doutora no curso de Pedagogia da Univesp.
Tábata Rejane Bertazzo
Área de atuação: Administração
Doutora e Mestre pela USP (Universidade de São Paulo), nos programas de Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas Logísticos. Atua desde 2012 como pesquisadora na área de coordenação de operações em situações de desastres e desenvolvimento de jogos digitais. Atualmente é professora permanente na UNIVESP, eixo de Administração, e na FATEC, disciplina de Gestão de Pessoas.
Tamires Cristina Bonani Conti
Área de atuação:
Letras, Linguística e Áreas de Língua
Pesquisadora de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPq (2024). Doutora em Linguística pela UFSCar (2023), com período sanduíche na Université Paris-Est Créteil - UPEC (2021/Bepe/Fapesp). Desenvolveu pesquisa de mestrado (2017) na mesma universidade e fez parte deste mestrado (sanduíche) na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob supervisão de Dominique Legallois (2016/Bepe/Fapesp). É bacharela em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Fez intercâmbio acadêmico de graduação na Universidad de Buenos Aires (2013), com financiamento do Programa Escala Estudantil AUGM/Santander. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPESP (2012) e também do CNPq (2014). É Editora e Revisora de Textos, especialmente de textos acadêmicos e científicos